Entrevista


‘A gestão de Edvaldo é maquiagem promovida por um marketing eleitoreiro’, diz Valadares Filho


Publicado 08 de novembro de 2020 às 06:00     Por Fernanda Sales     Foto Reprodução / Instagram

O ex-deputado federal Valadares Filho (PSB), que ocupa a vice na chapa da candidata à prefeitura de Aracaju Danielle Garcia (Cidadania), afirmou, em entrevista ao AjuNews, que a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) “é pura maquiagem promovida por um marketing eleitoreiro e que tenta enganar as pessoas”. O pesebista avaliou também que o atual gestor que tenta o quarto mandato repete as promessas das eleições de 2016.

À reportagem, Valadares Filho ainda contou como foi a sua decisão de abrir mão da candidatura à prefeito para ser vice de Danielle. “Optar por ser coadjuvante e não protagonista foi uma decisão acertada e um claro gesto de desprendimento político e humildade. Compreendi que o momento era de união, de entendimento das oposições, para enfrentar a maior de todas as batalhas”, afirmou.

O candidato destacou na entrevista o processo de reaproximação com o ex-senador Eduardo Amorim (PSDB), com quem também disputou as eleições para governador de Sergipe em 2018 e agora estão juntos novamente na chapa de Danielle. “O ex-senador Eduardo Amorim é uma pessoa íntegra e de muito bom senso e também compreendeu que a nossa união seria importante para uma vitória na eleição desse ano”, ressaltou Valadares, acrescentando ainda que o papel de Danielle e do empresário Milton Andrade (PL) numa reaproximação mais sólida foi fundamental.

Questionado sobre a postura do seu primo, o deputado estadual e também prefeiturável, Rodrigo Valadares (PTB), ele disse que “avaliar o comportamento ou as opiniões de quem não tem credibilidade no processo seria uma perda de tempo”.

Leia a entrevista completa:

AjuNews: O senhor já foi deputado federal por três mandatos, candidato a prefeito de Aracaju duas vezes e candidato a governador do estado na última eleição, perdendo no segundo turno. Com todo esse histórico político, o que o fez abrir mão da sua candidatura a prefeito de Aracaju para ser o candidato a vice-prefeito de Danielle Garcia?
Valadares Filho: A decisão de ser candidato a vice foi tomada de forma muito consciente, após uma longa reflexão e análise do cenário que se aproximava.  Optar por ser coadjuvante e não protagonista foi uma decisão acertada e um claro gesto de desprendimento político e humildade.  Compreendi que o momento era de união, de entendimento das oposições, para enfrentar a maior de todas as batalhas.  Era prudente ter um novo nome como protagonista no processo eleitoral e a minha escolha foi de estar ao lado de Danielle, quem eu acredito ser capaz de enfrentar e de vencer essa luta.

AjuNews: Nesta eleição, Danielle Garcia conseguiu reaproximar dois nomes de destaque na oposição do Estado e que estiveram separados em 2018 na disputa para o governo, que foi o senhor e o ex-senador Eduardo Amorim. Como foi esse processo de reaproximação?
Valadares Filho: O processo de aproximação com o PSDB já havia iniciado quando anunciei a minha pré-candidatura e tive oportunidade de dialogar com vários partidos na busca de um entendimento e união.  O ex-senador Eduardo Amorim é uma pessoa íntegra e de muito bom senso e também compreendeu que a nossa união seria importante para uma vitória na eleição desse ano. Naturalmente que o papel de Danielle Garcia e também de Milton Andrade numa reaproximação mais sólida, foi de fundamental importância, quando tivemos a oportunidade de aparar arestas residuais do processo eleitoral de 2018.  Hoje temos a certeza que essa reaproximação foi fundamental para obtermos os melhores resultados.

AjuNews: Inicialmente, o PSDB de Eduardo Amorim chegou a indicar um candidato a vice de Danielle, o empresário Valter Soares. O seu nome como candidato a vice foi uma condição para o PSB apoiar Danielle Garcia? Enfrentou alguma resistência para ser concretizado vice pela chapa?
Valadares Filho: Em momento algum o PSB apresentou ou exigiu cargos ou espaços para uma aliança com Danielle.  Pelo contrário, o nosso diálogo sempre foi pautado por um grande objetivo comum, e que será atingido no próximo dia 15, o de vencer a eleição e acabar com um sistema que vem se perpetuando há anos no poder.  Quando Danielle fez o convite para que eu fosse o candidato a vice, me causou uma grande surpresa, pois, até então, estávamos tratando apenas de uma união em torno de uma aliança programática, inclusive debatendo temas importantes do plano de governo.  Fiquei honrado com o convite e a partir daquele momento comecei a refletir sobre essa possibilidade.  Como já mencionei, foi uma reflexão bem consciente e a decisão foi a melhor que eu poderia tomar.

AjuNews: Caso Danielle Garcia seja eleita, o que os aracajuanos podem esperar de Valadares Filho enquanto vice-prefeito? Pretende também assumir alguma secretaria?
Valadares Filho: O mesmo Valadares Filho de sempre, atuante, participativo e acima de tudo, um Valadares Filho que sabe trabalhar em equipe e que com muito diálogo e disposição estará ao lado da prefeita Danielle, ajudando a construir uma nova Aracaju, com base num programa de governo essencialmente técnico e acima de tudo, voltado para cuidar das pessoas.

AjuNews: Mesmo após eleito, alguns vice-prefeitos renunciam ao cargo para se eleger na próxima eleição, como ocorreu na atual gestão municipal. Caso a chapa de Danielle ganhe este pleito eleitoral, o senhor pretende futuramente renunciar ao cargo para se candidatar em 2022? Aracaju pode voltar a ficar sem vice?
Valadares Filho: Confesso que só tenho uma coisa em minha mente, que é a eleição em Aracaju e o muito que temos que fazer pela cidade. Não vejo ser o momento de pensar em 2022, muito menos de construir cenários ou perspectivas.  Toda a eleição de 2022 passará pelos resultados das urnas do próximo dia 15 em todo o Estado, bem como pelo cenário Nacional que se projetará.  Portanto, é muito precoce qualquer análise ou projeto.  Agora é hora de focar nessa reta final e ajudar Danielle a chegar na prefeita de Aracaju.

AjuNews: O candidato a prefeito Rodrigo Valadares (PTB), que é seu primo, fala em suas propagandas eleitorais que “família não é parente”, numa tentativa de desassociar a imagem dele a do senhor, e do seu pai, o ex-senador Valadares. Levando em conta que Rodrigo foi eleito deputado estando em seu agrupamento político em 2018, há ingratidão por parte dele? Como o senhor avalia a postura adotada por ele para fazer política?
Valadares Filho: Nossa responsabilidade com Aracaju é muito grande. Desviar esse foco para avaliar o comportamento ou as opiniões de quem não tem credibilidade no processo, seria uma perda de tempo.

AjuNews: Qual a sua análise da gestão de Edvaldo Nogueira? O que você e Danielle Garcia pretendem fazer de diferente por Aracaju para merecerem a vitória deste pleito eleitoral?
Valadares Filho: Há 4 anos enfrentei Edvaldo nas urnas e fico impressionado com a capacidade dele de estar prometendo hoje as mesmas coisas que prometia em 2016, pois não conseguiu cumprir as suas promessas. A gestão de Edvaldo é pura maquiagem promovida por um marketing eleitoreiro e que tenta enganar as pessoas.  Porém, o eleitor aracajuano está cada vez mais de olhos bem abertos e atento a não acreditar mais em falsas promessas e em propaganda enganosa.  O que o povo quer é o que nós também queremos e iremos construir em Aracaju, uma gestão compartilhada com a população, com foco na melhoria da vida das pessoas, especialmente daquelas que mais precisam da mão do poder público e que tem sido esquecidas pela atual gestão.  Sem dúvida faremos uma gestão pra entrar na história da capital, de maneira eficiente e principalmente, com muito zelo com o dinheiro público.

AjuNews: Como está sendo a receptividade da população durante a campanha? Ver alguma rejeição ou crítica por ser candidato a vice-prefeito?
Valadares Filho: A receptividade tem sido excelente e a sociedade tem compreendido bem a minha união com Danielle e percebem que é o melhor para Aracaju. Danielle tem sido muito bem recebida, com carinho, atenção e muita calor humano pela população.  Apesar de ser uma mulher muito firme e guerreira, Danielle é também muito meiga e carinhosa com as pessoas e isso tem sido um grande diferencial em nossas visitas aos bairros.  Sem sombra de dúvidas ao final desse mês de novembro teremos em Aracaju uma nova prefeita, que conduzirá com firmeza, muita transparência e honestidade, mas acima de tudo com muito carinho e amor ao nosso povo.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso