Entrevista


‘Eu apoiava Bolsonaro desde quando ele era um deputado’, diz Lúcio Flávio ao rebater Rodrigo Valadares


Publicado 30 de setembro de 2020 às 07:40     Por Larissa Barros     Foto Divulgação

Defensor dos princípios políticos adotados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e candidato a prefeito de Aracaju, Lúcio Flávio (Avante) afirmou, em entrevista ao AjuNews, que acompanha o capitão do Exército ainda quando ele ocupava uma cadeira na Câmara dos Deputados.

A resposta veio após o postulante ser questionado sobre o fato de o também prefeiturável, deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB), levantar, atualmente, a bandeira do bolsonarismo. “Eu já estava apoiando os valores e ideias do presidente Bolsonaro, desde quando ele era um deputado. Quando ele era um deputado federal que ajudava no combate à pedofilia, no combate à cartilha do kit gay, ajudava no combate aos estupradores”, garantiu.

Ainda em entrevista, Lúcio também também negou ligação com o empresário e presidente do Avante em Sergipe, Clóvis Silveira, ex-presidente do antigo PPS (Cidadania) e do PSC Aracaju. “Importa que o eleitor saiba que eu cheguei ao partido Avante sem conhecer o Clóvis Silveira. Eu cheguei, não através do presidente estadual. Eu entrei no partido Avante por uma orientação de amigos do governo federal, através do presidente nacional”.

Sobre a gestão do atual prefeito de Aracaju, Lúcio avaliou que todas as ações do pedetista foram feitas apenas para “perpetuação do poder, e para interesses meramente pessoais”. “O prefeito Edvaldo Nogueira parece querer ser um cacique ou um coronel de Aracaju. Já não basta as suas gestões trágicas, as quais ele foi eleito à sombra, sempre à sombra de alguém, normalmente por alguém do PT”, disse.

 

Leia a entrevista completa:

AjuNews: Caso seja eleito prefeito de Aracaju, quais serão as suas prioridades como gestor da capital?
Lúcio Flávio: Eu acho que Aracaju, por ser uma cidade tão pequena, ela não tinha motivos para estar com tantas carências, em tantas áreas. Recentemente, ficamos sabendo da nossa noda do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na área da Educação, o quanto estamos envergonhados com a gestão da primeira educação das nossas crianças em Aracaju. A base de toda de toda prosperidade, de todo futuro são as nossas gerações futuras. Também estamos com problemas graves, além da educação, do desemprego. A geração de emprego aqui tem sido um problema diante das políticas trágicas que foram adotadas pelo prefeito, à sombra do governador, com os decretos de fechamentos de lojas e empresas, que geraram tanto prejuízo, tantas falências e tanto desemprego. Então nós temos estudantes, crianças com o futuro em risco, e os seus pais falidos ou desempregados. Isso é um problema básico, a educação e a geração de emprego.

AjuNews: Quais são os principais desafios de uma candidatura durante uma pandemia e como pretende superá-los?
Lúcio Flávio: São grandes os desafios de um pleito eleitoral na pandemia para quem adotou uma postura como eu, de não usar dinheiro público, de não usar fundo eleitoral, usar fundo partidário, de não ter padrinho político para não dever minha cabeça para ninguém. De não fazer conchavos de coligações compradas para que não tenha obrigação de lotear cargos e secretarias. Por quem adotou uma política como a nossa, chapa puro sangue é muito mais difícil. Contudo, a gente entende que mesmo com a pandemia a gente tem ao nosso favor as redes sociais, que diminuem as possibilidades das mentiras nessas eleições. Então o passado de todo mundo está exposto as vísceras com os prints de redes sociais, com os encaminhamentos do WhatsApp. O próprio governador do estado tem se preocupado em atrapalhar todos os demais candidatos que não possuem a máquina na mão, como o candidato dele, que é o prefeito Edvaldo Nogueira. Atrapalhando em relação a comícios, atrapalhando em relação às convenções. Então, Belivaldo tem tentado proteger o candidato dele de forma ditatorial, e tem atrapalhado a nós, que somos representantes do povo e não da classe política. Eu que represento a população, que não sou político, que não sou carreirista, que não tenho coligações compradas, nem dinheiro público realmente isso traz um obstáculo. Mas, nós vencemos tudo isso com a verdade nua e crua das redes sociais. Essa é a nossa estratégia de contar com a verdade da população de bem que se engaja gratuitamente, e não de forma comprada com a super produção daqueles que usam o fundo eleitoral e fazem coligações meramente de conveniência.

AjuNews: Qual sua avaliação sobre a gestão de Edvaldo Nogueira? Quais pontos positivos e negativos?
Lúcio Flávio: O prefeito Edvaldo Nogueira parece querer ser um cacique ou um coronel de Aracaju. Já não basta as suas gestões trágicas, as quais ele foi eleito à sombra, sempre à sombra de alguém. Nunca por si mesmo, nunca por brilho próprio, mas sempre puxado e ancorado, normalmente por alguém do PT, alguém da esquerda que traz ele a reboque. Então ,o prefeito Edvaldo Nogueira é um prefeito sem brilho, sem luz própria, sem nenhuma preocupação com as vidas ou com as pessoas, a população aracajuana, sem preocupação com gente. Não se preocupou com os empregos, nesta pandemia, não se preocupou com as empresas geradoras de empregos, renda, e impostos. Não se preocupou em ter zelo com a saúde fazendo um hospital de campanha que hoje é investigado pela Polícia Federal. Não se preocupou com as vidas que essa atitude, essa postura, poderia perder. As vidas que não tiveram UTI no hospital de campanha, as vidas que não tiveram respirador. Então, para mim a gestão Edvaldo Nogueira é uma verdadeira vergonha, e jamais poderia ter existido. Um prefeito que abriu motéis e fechou igrejas durante a pandemia, sob a alegação de distanciamento social. Sob a mesma alegação, quando as pessoas mais precisam de saúde, de atos saudáveis fecha parques, praças, estacionamentos e praias. Então, lamentavelmente a gestão Edvaldo Nogueira consegue ser sofrível em tudo, em absolutamente tudo. Não existe sequer um ponto positivo na gestão, que nós podemos chancelar ou reconhecer, porque hoje, todos os atos e ações que o prefeito Edvaldo Nogueira, com milhares de cargos comissionados que ele sustenta, ele o faz, tanto os cargos comissionados, como os loteamentos de secretarias e obras, ele os faz para mera continuidade de poder, perpetuação de poder para interesses meramente pessoais, continuar sendo o coronel. Dessa vez, ele vai ter uma grande surpresa.

AjuNews: Quem na esfera federal apoia a sua campanha aqui em Aracaju?
Lúcio Flávio: Nós estamos aliançados com várias pessoas importantes do governo federal. Nós somos a única candidatura genuinamente aliançada com grandes personalidades, influenciadores e agentes do governo federal. Nosso vice veio diretamente do governo Bolsonaro, o aracajuano Davi Calazans, que atuava no Ministério dos Direitos Humanos, da ministra Damares Alves, sergipana inclusive. Viveu por aqui conosco durante muito tempo, e é uma das maiores conselheiras, uma das peças mais relevantes e importantes no governo Bolsonaro. Então, nós somos a representação genuína, sem maquiagem, sem forçar barra do governo Bolsonaro, do governo federal. Eu particularmente estive na campanha do presidente, na verdade fui o único dos candidatos que se apresentam, a estar fazendo a campanha do presidente Bolsonaro, aqui em Aracaju, em apoio ao diretório estadual do partido à época do presidente Bolsonaro. Fui o único Aracajuano e sergipano convidado a ir à casa do presidente Bolsonaro no meio, e durante as eleições. Então, nós não precisamos de maquiagem, forçação de barra ou foto, para nos declararmos como representantes genuínos. Basta olhar para minha história, onde eu estava em 2018, e basta olhar para o nosso více, que veio diretamente do governo federal.

AjuNews: Na corrida eleitoral deste ano, o candidato Rodrigo Valadares (PTB) assim como você afirma defender os interesses do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Para o eleitor bolsonarista, qual seria o método mais leal para escolher entre os dois na urna eletrônica?
Lúcio Flávio: Eu estava mantendo uma linha de pré-campanha e até de campanha sem citar os demais concorrentes, demais adversários do pleito eleitoral. Até que o então deputado estadual Rodrigo Valadares, que eu conheço bem, resolveu elencar os candidatos desse pleito escondendo o meu nome da relação que ele fez dos candidatos nessa eleição. Lamentei muito esse fato, porque eu conheço Rodrigo de perto, e eu não faria da mesma forma com ele. Não utilizaria dessa prática com ele, e jamais partiria para atacá-lo, como também não faria a nenhum tipo de concorrente ou adversário nesse pleito eleitoral. Mas, é importante registrar que após esse gesto dele, que nós trataremos de esclarecer a verdade em Aracaju. Em 2018, na grande forma do eleitor descobrir quem genuinamente representa o governo bolsonaro e os seus valores, basta olhar onde estavam os candidatos em 2018, com quem eles estavam e o que estavam fazendo. Porque foi em 2018 que surgiu o presidente Bolsonaro. Foi nas eleições de 2018 que esse fenômeno eclodiu. Eu já estava apoiando os valores e ideias do presidente Bolsonaro, desde quando ele era um deputado. Quando ele era um deputado federal que ajudava no combate à pedofilia, junto ao Magno Malta, ajudava no combate à cartilha do kit gay, ajudava no combate aos estupradores. Inclusive, no momento histórico da política brasileira em que ele teve um debate, uma discussão com a Maria do Rosário, enquanto ela defendia o Champinha e ele defendia a vítima, pedindo penas duras ao estuprador. Então, basta olhar para o passado, olhar de fato genuinamente, quem não está defendendo Bolsonaro apenas por uma questão eleitoreira, ou eleitoral. Assim o eleitor vai fazer um juízo de valor com base na verdade, que é a frase que o grande Capitão Bolsonaro costuma usar sempre: Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Eu acho que o princípio de escolha do eleitor tem que ser baseado na verdade. Eu não esconderei os meus adversários do pleito eleitoral, vou fazer questão de debater ideias. Não com ataques pessoais, com mentiras, com ofensas, mas debater ideias com todos eles. Eu estou pronto para debater e apresentar as melhores sugestões, sem esconder nenhum deles. Então, eu lamento a postura do deputado Rodrigo. Eu não faria da mesma forma com ele, e não farei também da mesma forma com ele. Mas para que o eleitor escolha, basta que ele consulte o nosso passado.

AjuNews: Você se apresenta como uma opção nova para o eleitor aracajuano. Contudo, o Avante em Sergipe tem como presidente o empresário Clóvis Silveira, ex-presidente do antigo PPS (Cidadania) e do PSC Aracaju. Como convencer ao eleitor que a figura de Lúcio Flávio não é ligada a de Clóvis?
Lúcio Flávio: Importa que o eleitor saiba que eu cheguei ao partido Avante sem conhecer o Clóvis Silveira. Eu cheguei, não através do presidente estadual, porque o partido Avante possui três presidentes, o presidente municipal, que é o ex-vereador Valmir Santos, que atualmente é pré-candidato a vereador de Aracaju; o presidente estadual Clóvis Silveira, e o presidente nacional, que é o deputado federal de Minas, Luis Tibé. Então, eu entrei no partido Avante por uma orientação de amigos do governo federal, através do presidente nacional, o deputado federal Luis Tibé, não foi através do Clóvis Silveira. Eu conheci o Clóvis Silveira a partir de quando passei a me filiar ao partido Avante para disputar as eleições. Eu tenho pleno conhecimento das afinidades políticas do presidente estadual, mas a nossa candidatura é municipal, e quem está cuidando dela é o presidente da municipal, Valdir dos Santos. Com o apoio e a autorização, claro, e óbvio do presidente nacional Luis Tibé. Nós não temos nenhum tipo de problema com o presidente estadual, Clóvis Silveira, que está tocando todas as candidaturas dos interiores, dos diretórios dos interiores. Então, na nossa candidatura, graças a Deus, não estamos utilizando recursos do partido, nós não estamos utilizando fundo eleitoral, absolutamente nenhum. Ela tem sido completamente autônoma, orgânica e voluntária. Estamos sob a égide, sobre o guarda-chuva do presidente da municipal, que é o Valdir dos Santos. Claro, sempre com anuência do presidente nacional, o deputado federal Luis Tibé. Mas não temos problemas com Clóvis Silveira, uma pessoa com quem a gente tem se relacionado, tem lidado de forma respeitosa, entendendo os valores e posicionamentos dele. Mas a nossa campanha segue firme, avançando tocada com o auxílio e apoio da unidade municipal, comandada pelo presidente Valdir dos Santos. Seguimos em paz, tranquilamente, não há rugas, não há brechas, e que o eleitor possa perceber a nossa independência quando a gente não fez absolutamente nenhuma coligação, e estamos saindo sem o uso do fundo partidário e com a chapa puro sangue, em que os dois, o prefeito e o vice são todos do Avante. Não devemos a nossa cabeça a absolutamente ninguém.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso