Esporte


Denúncias de assédio sexual afastam Rogério Caboclo da presidência da CBF por 30 dias


Publicado 07 de junho de 2021 às 15:10     Por Dhenef Andrade     Foto Lucas Figueiredo / CBF

O Conselho de Ética da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu, neste domingo (6), por afastar o então presidente Rogério Caboclo do cargo. O afastamento acontece em meio a denúncias de assédio sexual e moral de uma ex-funcionária.

O vice da instituição, Antônio Carlos Nunes, conhecido como Coronel Nunes, assume o lugar de Caboclo pelos próximos 30 dias. O clima tenso sobre a organização máxima do futebol brasileiro também ocorre às vésperas da realização da Copa América 2021. O evento sofreu riscos de boicote por parte da própria Seleção Brasileira, que alega que não foi consultada sobre o caso.

“A CBF informa que recebeu na tarde deste domingo, 6, decisão da Comissão de Ética do Futebol Brasileiro suspendendo temporariamente (pelo prazo inicial de 30 dias) o Presidente Rogério Caboclo do exercício de suas funções. Seguindo o Estatuto da entidade, toma posse interinamente, por critério de idade, o vice-presidente Antônio Carlos Nunes de Lima. A decisão é sigilosa e o processo tramitará perante a referida Comissão, com a finalidade de apurar a denúncia apresentada”, diz nota oficial do órgão.

De acordo com o divulgado no portal GE, a ex-funcionária denuncia o dirigente da confederação pois a teria constrangido em viagens e reuniões de trabalho, inclusive na presença de diretores da CBF. Ela detalha o dia em que Caboclo perguntou se ela se “masturbava”, depois de sucessivos comportamentos abusivos. Diz ainda que ele tentou forçá-la a comer um biscoito de cachorro, chamando-a de “cadela”.

A funcionária também afirma que Caboclo tentou controlar seus relacionamentos dentro da CBF pedindo, inclusive, para que mudasse a maneira como se vestia. Após episódios repetitivos de assédio, ela pediu licença por motivos de saúde. O dirigente então ofereceu dinheiro, cerca de R$12 milhões, em troca do silêncio sobre as denúncias, além de negar o caso quando fosse perguntada sobre o assunto. Ela recusou e fez a denúncia.

Leia mais
Seleção Brasileira decide por disputar Copa América após impasse com CBF



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso