O Ministério da Saúde enviou um ofício ao Instituto Butantan pedindo a entrega imediata de seis milhões de doses importadas da CoronaVac. O documento foi assinado pelo diretor do Departamento de Logística em Saúde, Roberto Ferreira Dias, e endereçado ao diretor do instituto, Dimas Covas.
“Solicitamos os bons préstimos para disponibilizar a entrega imediata das 6 milhões de doses importadas e que foram objeto do pedido de autorização de uso emergencial perante a Anvisa”, diz o documento.
“Ressaltamos a urgência na imediata entrega do quantitativo contratado e acima mencionado, tendo em vista que este ministério precisa fazer o devido loteamento para iniciar a logística de distribuição para todos os estados da federação de maneira simultânea e equitativa, conforme cronograma previsto no Plano Nacional de Operacionalização da vacinação contra a Covid-19”, acrescenta o ministério.
O governo federal também informou ao Butantan que a Anvisa analisará os pedidos de uso emergencial de duas vacinas, no próximo domingo (17). Os imunizantes são: a CoronaVac, produzida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac; e a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford (Reino Unido) e o laboratório AstraZeneca.
O diretor do Butantan,, Dimas Covas já tinha afirmado, na manhã desta sexta (15), que 4,5 milhões de doses da CoronaVac já estavam à disposição do Ministério da Saúde.
“O Butantan já tem 4,5 milhões de doses rotuladas, prontas para serem entregues no centro de distribuição do MS. Só estamos aguardando essa autorização do ministério para fazer esse encaminhamento. […] As cotas dos estados serão definidas possivelmente ainda na tarde de hoje. Definindo essa cota, o estado já vai imediatamente receber e encaminhar à Secretaria da Saúde”, disse.
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.









