Índia — Os principais diplomatas dos países do Brics, inclusive representantes do Irã e dos Emirados Árabes Unidos, não conseguiram aprovar uma declaração conjunta nesta sexta-feira (15) após dois dias de reunião em Nova Delhi, e a presidência do encontro divulgou apenas uma nota que destacou as diferenças internas.
- O Irã pediu condenação à suposta ação de EUA e Israel contra o país e acusou os Emirados de envolvimento em operações militares.
- A Índia, como presidência, citou opiniões divergentes entre membros sobre o Oriente Médio e Ásia Ocidental.
- Os ministros reafirmaram apoio à autodeterminação palestina e defenderam a unificação da Cisjordânia e da Faixa de Gaza sob a Autoridade Palestina.
Divergências sobre Irã e Emirados
Segundo a nota da presidência indiana, houve discordâncias entre alguns membros em relação à situação na região do Oriente Médio e na Ásia Ocidental, o que impediu o fechamento de um texto conjunto.
“Houve opiniões divergentes entre alguns membros em relação à situação na região do Oriente Médio e na Ásia Ocidental.” — Índia, no documento final
Teerã buscava que o bloco condenasse o que classificou como atos de Estados Unidos e Israel contra o Irã, e também apontou os Emirados Árabes Unidos como suposto participante direto de operações militares.
“Não temos dificuldades com esse país em particular; eles não foram nosso alvo na guerra atual. Atacamos apenas bases e instalações militares americanas que, infelizmente, estão em território deles.” — Abbas Araqchi, ministro das Relações Exteriores do Irã
“Espero que, quando chegarmos à cúpula, eles cheguem a um bom entendimento de que o Irã é um vizinho, que temos que conviver, que convivemos há séculos e que continuaremos a conviver pelos séculos que virão.” — Abbas Araqchi, ministro das Relações Exteriores do Irã
O texto registra ainda que o Irã atacou os Emirados Árabes Unidos com mísseis e drones diversas vezes desde o início da guerra, em 28 de fevereiro. O Ministério das Relações Exteriores dos Emirados não respondeu de imediato a pedidos de comentário.
Apelo à unidade sobre Gaza
Na nota, os ministros lembraram que a Faixa de Gaza é parte inseparável do Território Palestino Ocupado e reafirmaram o direito do povo palestino à autodeterminação e a um Estado independente.
Um membro apresentou reservas sobre trechos referentes a Gaza, segundo a declaração da presidência, que também pediu que o mundo em desenvolvimento se mantenha unido para enfrentar desafios globais.
“Eles ressaltaram a importância do Sul Global como motor de mudanças positivas.” — Índia, nota da presidência
Composição do bloco
O Brics conta atualmente com 11 países-membros: África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia, Índia, Irã e Rússia. Há ainda dez países-parceiros convidados a participar dos debates.
Acompanhe mais sobre assuntos internacionais na editoria de Brasil.
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.









