Justiça


MPs recomendam empresas de ônibus a limitar número de passageiros dentro dos veículos


Publicado 30 de março de 2021 às 09:13     Por Fernanda Sales     Foto Fernanda Sales / AjuNews

Os Ministérios Públicos do Estado de Sergipe (MP-SE), do Trabalho (MPT-SE) e Federal (MPF-SE) recomendaram às empresas de transporte coletivo de Aracaju para que limitem o número de passageiros transportados simultaneamente. Com a recomendação, a quantidade de passageiros deve corresponder ao número de assentos existentes, com o objetivo de manter o distanciamento social e reduzir os riscos de contaminação da covid-19 entre usuários e trabalhadores.

De acordo com o MP-SE, também foi solicitada a circulação dos veículos com janelas e alçapões de teto abertos para manter o ambiente arejado, sempre que possível, somente permitir o acesso ao transporte público de passageiros que estejam usando máscaras de proteção respiratória e que seja disponibilizado álcool em gel 70%, em local de fácil acesso aos passageiros, preferencialmente na entrada e na saída dos veículos.

As empresas também deverão realizar limpeza rápida das superfícies e pontos de contato com as mãos dos usuários, como roleta, bancos, balaústres, pega-mão, corrimão e apoios em geral, com álcool; e limpeza minuciosa diária no retorno do veículo para a garagem.

Os Ministérios Públicos também recomendaram que haja flexibilização dos horários de início e fim da jornada, para evitar a coincidência com horários de maior utilização de transporte público e, em caso de fornecimento do transporte pelo próprio empregador, que seja garantida a ampliação das linhas disponibilizadas, a fim de reduzir o número de trabalhadores transportados simultaneamente.

Leia mais:
Ônibus lotados e aglomerações marcam primeiro dia do novo horário do ‘toque de recolher’ em Aracaju; veja vídeo
Com toque de recolher, horários de circulação do transporte público são alterados na Grande Aracaju
Novas medidas para conter a covid-19 no transporte público começam a ser adotadas nesta sexta (26) em Aracaju
MP solicita julgamento de ações para mudanças no transporte público em Aracaju durante pandemia



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso