O município de Lagarto assegurou um investimento de R$ 3 milhões para a área da saúde, com o objetivo de adquirir novos equipamentos hospitalares que visam fortalecer a estrutura da rede de atendimento e ampliar a capacidade de assistência na cidade. O anúncio ocorreu durante um ato no Hospital do Câncer de Sergipe Governador Marcelo Déda, em Aracaju, com a presença de autoridades do Governo Federal, do prefeito Sérgio Reis e de gestores sergipanos.
Durante a solenidade, que fez parte do Programa “Agora Tem Especialistas” e do Novo PAC Saúde, o prefeito Sérgio Reis destacou a relevância desse investimento para Lagarto: “Esse aporte de R$ 3 milhões reforça a estrutura da nossa rede de saúde e amplia a capacidade de atendimento dos nossos hospitais. Lagarto vem se consolidando como a capital da saúde pública de Sergipe, com serviços cada vez mais estruturados e uma rede que avança de forma contínua. Estamos falando de equipamentos que chegam para qualificar ainda mais o cuidado prestado à população de Lagarto e de toda a região Centro-Sul, dentro de uma política de fortalecimento do SUS que temos buscado de forma permanente”.
O gestor também enfatizou o progresso das parcerias institucionais e a consolidação de novos projetos para o município. “Temos construído uma relação institucional importante com o Governo Federal, que tem resultado em entregas concretas para Lagarto. Além desse investimento, já temos confirmados projetos estruturantes como a Policlínica, cuja ordem de serviço será dada já nesta sexta-feira, e agora a UPA 24 horas, que vão ampliar de forma significativa a oferta de serviços de saúde em nossa cidade e consolidar ainda mais o nosso papel como referência regional”, reiterou.
Além disso, Sérgio Reis expressou gratidão pelo apoio das lideranças políticas que colaboraram para a viabilização dos investimentos: “Quero registrar meu agradecimento ao presidente Lula, ao senador Rogério Carvalho e ao deputado federal Fábio Reis. São parceiros fundamentais de Lagarto, que têm contribuído diretamente para a chegada de investimentos que fortalecem a nossa rede de saúde e melhoram a vida da nossa população”.
Os recursos, conforme declarado pelo Ministério da Saúde, fazem parte de um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na modernização da rede hospitalar e na ampliação da capacidade de atendimento. O diretor de programa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Nilton Pereira Júnior, destacou o impacto positivo das ações na rede assistencial: “O Ministério da Saúde vem promovendo um ciclo consistente de investimentos na saúde pública em todo o país, com foco na ampliação do acesso, modernização dos equipamentos e fortalecimento da atenção especializada”.
No Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Lagarto, os novos recursos incluirão equipamentos para cirurgias gerais, como arco cirúrgico, sistema de vídeo endoscopia rígida e aparelho de anestesia com monitor multiparâmetros. Para o Hospital do Amor, também serão destinados recursos para a aquisição de equipamentos voltados a cirurgias gerais. O secretário de Estado da Saúde, Jardel Goes, ressaltou a importância da colaboração entre os níveis de governo para o fortalecimento da saúde pública: “Esses investimentos representam o fortalecimento da rede pública de saúde em Sergipe, a partir da atuação articulada entre Governo Federal, Estado e municípios”.
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.









