O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), insinuou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teria “inventado” estar com covid-19 só para defender o uso da cloroquina. A declaração do ex-presidente foi durante uma conferência entre bancários, nesta sexta-feira (17). Na reunião, também estiveram presentes Fernando Haddad, Flávio Dino e Guilherme Boulos. As informações foram publicadas pelo Uol.
“Para resolver a crise sanitária, nós precisamos do bom senso do presidente da República e saber que o único remédio que vai curar, que até hoje nós sabemos, é isolamento das pessoas. O isolamento é a única coisa enquanto não tiver a vacina. E ao invés de o presidente juntar o [Instituto] Butantan e outros laboratórios para pensar no que fazer, para colocar dinheiro para os nossos pesquisadores, ele resolve ficar tentando vender cloroquina. Eu acho que ele é sócio do laboratório do Trump, não é possível!”, destacou.
O ex-presidente ainda continuou criticando a defesa de Bolsonaro em relação ao medicamento. “Como é que um presidente da República, tenente expulso do Exército, movido pela ignorância, consegue tentar vender todo santo dia pelo rádio, pela televisão e através das fake news que a cloroquina é a salvação contra coronavírus! Sem nenhuma orientação médica, ele ontem disse que vai obrigar a Fiocruz a orientar a cloroquina. É hora dos pesquisadores, é hora dos nossos médicos não aceitarem cumprir orientação. Eu até acho, Haddad, que ele inventou esse negócio de que está com coronavírus para poder dizer que melhorou com a cloroquina. Parece duro, mas eu estou dizendo. Esse cara é capaz de tudo”.
Na oportunidade, Lula ainda falou sobre a crise gerada pela pandemia de covid-19 e a forma como Bolsonaro conduz o país neste momento. “Não é possível que você tenha em poucos meses, com essa crise, três ministros da Saúde. O primeiro, quando começou a gostar do SUS [Sistema Único de Saúde], foi tirado. O segundo se formou e acho que nunca aprendeu a medir a pressão do cidadão, porque se formou oncologista e montou uma empresa de fundo de investimento na oncologia. Você percebe que ele não entendia nada de medicina. E, agora, colocou o general”.
O ex-presidente também criticou a entrada de generais para assumir cargos no governo. “Na sua incapacidade de encontrar gente séria na sociedade civil, ele acha que resolve tudo colocando general em todo lugar. O general pode ser bom para muitas coisas, mas não serve para tudo. O general deveria ter recusado, [dito] ‘não entendo disso, pelo amor de Deus, me coloca em um front de guerra que eu vou, não vou ser ministro da Saúde’. Mas ele aceitou! E ele tenta indicar um ministro da Educação que também era militar e esse cidadão mentiu com o currículo”.
No encontro, Lula ainda afirmou que não acreditava que as Forças Armadas sustentariam “as loucuras que ele [Bolsonaro] faz”. “Ele [Bolsonaro] é a grande crise que nós estamos vivendo hoje. (…) Eu não imaginei que as Forças Armadas brasileiras fossem dar sustentação às loucuras que ele faz, porque quando os militares aceitam participar de um governo assim, é porque acham que o presidente está fazendo as coisas certas. Como eu sou um cidadão altamente democrata, eu sou contra qualquer tipo de golpe, eu não acho que são os militares que têm de resolver. Somos nós que temos de resolver, a sociedade civil brasileira, os trabalhadores brasileiros”, ressaltou.
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.









