O número de infectados pela covid-19 com a faixa etária de 20 a 49 anos de idade tem aumentado, em Sergipe, segundo informações publicadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), nesta sexta-feira (9).
De acordo com o Lacen, essas pessoas normalmente não cumprem com rigor os protocolos sanitários orientados pelos governos, como o uso obrigatório da máscara e o distanciamento social, para conter o avanço do novo coronavírus.
Segundo estatísticas do sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL) do Lacen, no período de janeiro a março de 2021, os grupos de pessoas com maior evolução que contraíram o vírus estão concentrados na faixa etária de 20 a 29 anos (11.463), de 30 a 39 anos (12.637) e 40 a 49 anos (10.389).
Somados os três grupos de idade com maior carga viral, 53% são homens e 34% correspondem ao público feminino no início do ano de 2021, diferentemente do padrão observado em 2020, quando a maior incidência era em pacientes do sexo feminino.
O superintendente do Laboratório Central, farmacêutico bioquímico, Cliomar Alves, explicou que a mudança está associada às novas mutações do Sars-CoV-2.
“O vírus vem passando por diversas alterações em seu RNA e esse fato contribuiu para a ampliação do seu poder de contágio entre as pessoas nesses três meses de 2021”, observa acrescentando que, com as variantes de interesse P1, P2 e da variante inglesa (B.1.1.7) em Sergipe, o público mais jovem, vem sofrendo um maior impacto com os sintomas da Covid-19.
Leia mais:
Jovens são maioria dos pacientes internados com covid-19 desde início da pandemia no Brasil
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.









