O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (20), que o grupo de imunossuprimidos terão direito a uma quarta dose da vacina contra a covid-19. Além disso, em nota técnica, a pasta também informou a redução de 5 para 4 meses no intervalo entre a segunda e a terceira dose para todos os brasileiros maiores de 18 anos.
De acordo com a nota, todos os indivíduos imunossuprimidos com mais de 18 anos, que já receberam as duas doses da vacina e também o reforço, poderão receber a quarta dose após quatro meses da conclusão do esquema primeiro esquema vacinal com três doses. O objetivo é melhorar a resposta imune ao vírus com as doses adicionais.
São consideradas pessoas com alto grau de imunosupressão as que se encaixam em ao menos um dos seguintes casos: imunodeficiência primária grave; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/AIDS; uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise; e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
Vacina para crianças
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também anunciou, nesta segunda (20), que vai manter o prazo de 5 de janeiro para decidir sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 contra covid-19 no país. Na última semana, a Anvisa concedeu autorização para vacinar essa faixa etária, no entanto, o governo ainda não informou uma data para o início da aplicação das doses.
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.









