Polícia


181 ou 190: SSP orienta sobre o chamado a cada número no atendimento às ocorrências policiais


Publicado 15 de setembro de 2020 às 18:41     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ SSP

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Sergipe orientou a população, nesta terça-feira (15), sobre qual o número de telefone é mais adequado para o acionamento das Polícias Civil, 181, e Militar, 190.

O número 190 da Polícia Militar é utilizado em situações nas quais um crime com potencial de risco à vida ocorreu ou está em andamento. Ele também pode ser utilizado em ocorrências como a violência doméstica e perturbação do sossego.

De acordo com o coronel e diretor do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), Eduardo Brandão, as viaturas já podem ser direcionadas no momento em que o chamado é recebido.

“Na primeira pergunta, assim que o operador do Ciosp percebe que a pessoa pode estar correndo risco de vida, de imediato, já é passado para o despacho, que encaminha a viatura. A viatura sai com poucas informações, na primeira pergunta a viatura já está sendo enviada. As demais perguntas que faremos é para que tenhamos subsídios legais para que um possível suspeito possa ficar preso. Mas, na primeira pergunta, a viatura já está sendo enviada”, explicou.

Já o telefone 181 é o do Disque-Denúncia, da Polícia Civil. O número é utilizado para o encaminhamento de denúncias de forma anônima à polícia. Através das denúncias, as autoridades podem desencadear operações, que resultam em prisões de suspeitos de tráfico de drogas e até mesmo a desarticulação de grupos criminosos.

Segundo a delegada e diretora da Divisão de Inteligência (Dipol), Mayra Moinhos, o Disque-Denúncia é uma importante ferramenta para combater a criminalidade.

“Por meio do telefone 181, o cidadão se comunica com a Polícia Civil, narrando situações de crimes que precisam ser averiguadas, como por exemplo o tráfico de drogas, ou até situações de relação privada, como maus-tratos de idosos, abusos de menores e violência doméstica. O cidadão pode narrar essas situações pelo 181, e a Polícia Civil vai analisar a situação, diligenciar e tomar as medidas cabíveis”, ressaltou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso