Polícia


181 ou 190: SSP orienta sobre o chamado a cada número no atendimento às ocorrências policiais


Publicado 15 de setembro de 2020 às 18:41     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ SSP

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Sergipe orientou a população, nesta terça-feira (15), sobre qual o número de telefone é mais adequado para o acionamento das Polícias Civil, 181, e Militar, 190.

O número 190 da Polícia Militar é utilizado em situações nas quais um crime com potencial de risco à vida ocorreu ou está em andamento. Ele também pode ser utilizado em ocorrências como a violência doméstica e perturbação do sossego.

De acordo com o coronel e diretor do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), Eduardo Brandão, as viaturas já podem ser direcionadas no momento em que o chamado é recebido.

“Na primeira pergunta, assim que o operador do Ciosp percebe que a pessoa pode estar correndo risco de vida, de imediato, já é passado para o despacho, que encaminha a viatura. A viatura sai com poucas informações, na primeira pergunta a viatura já está sendo enviada. As demais perguntas que faremos é para que tenhamos subsídios legais para que um possível suspeito possa ficar preso. Mas, na primeira pergunta, a viatura já está sendo enviada”, explicou.

Já o telefone 181 é o do Disque-Denúncia, da Polícia Civil. O número é utilizado para o encaminhamento de denúncias de forma anônima à polícia. Através das denúncias, as autoridades podem desencadear operações, que resultam em prisões de suspeitos de tráfico de drogas e até mesmo a desarticulação de grupos criminosos.

Segundo a delegada e diretora da Divisão de Inteligência (Dipol), Mayra Moinhos, o Disque-Denúncia é uma importante ferramenta para combater a criminalidade.

“Por meio do telefone 181, o cidadão se comunica com a Polícia Civil, narrando situações de crimes que precisam ser averiguadas, como por exemplo o tráfico de drogas, ou até situações de relação privada, como maus-tratos de idosos, abusos de menores e violência doméstica. O cidadão pode narrar essas situações pelo 181, e a Polícia Civil vai analisar a situação, diligenciar e tomar as medidas cabíveis”, ressaltou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso


Publicidade
Justiça

Por divulgação de obra no Japãozinho, Justiça determina que Edvaldo exclua vídeo das redes sociais

Justiça
Mais Lidas
Publicidade


Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.