Polícia


Criminosos utilizam vacinação da covid-19 para aplicar golpes por meio do WhatsApp


Publicado 17 de janeiro de 2021 às 09:23     Por Larissa Barros     Foto Reprodução

Criminosos estão utilizando o plano de vacinação contra a covid-19 para aplicar golpes por meio da clonagem do WhatsApp, segundo o Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) da Polícia Civil de Sergipe.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o golpe funciona de maneira simples, mas faz vítimas facilmente e pode causar graves consequências, como o sequestro ou clonagem do WhatsApp. A partir desse momento, os criminosos passam a ter acesso aos contatos das vítimas. Além de acesso total ao aplicativo de mensagens.

A Polícia Civil destacou que as pessoas não devem fornecer os números ou dados pessoais como resposta a essas ligações ou mensagens, pois, os criminosos já tentaram acessar o WhatsApp da vítima, de modo que o aplicativo enviou o código de verificação, que é exclusivo do número de telefone da vítima. Em seguida, os golpistas entram em contato com e pedem uma numeração.

Na quinta-feira (14), a orientação já tinha sido feita pelo Ministério da Saúde, que reforçou que não solicita dados particulares, através de mensagens e ligações, aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Informações e denúncias sobre essas ações criminosas podem ser repassadas pelo Disque-Denúncia (181).



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso