Política


Após Rogério Carvalho votar favorável ao ‘orçamento secreto’, PT afirma que foi caráter pessoal


Publicado 30 de novembro de 2021 às 11:38     Por Peu Moraes     Foto Marcos Oliveira / Agência Senado

Após o líder do PT no Senado, Rogério Carvalho votar favorável ao texto que busca regulamentar o orçamento do relator, que ficou conhecido como ‘orçamento secreto’, o Partido dos Trabalhadores se manifestou nas redes sociais atribuindo que o senador por Sergipe é que deve responder por não seguir a orientação partidária.

“A orientação do Partido dos Trabalhadores foi de obstrução e voto contrário ao orçamento secreto. A posição do senador Rogério é de caráter pessoal, pela qual deve se manifestar”.

Os senadores aprovaram durante sessão do Congresso Nacional nesta segunda-feira (29) o Projeto de Resolução que altera as regras das emendas de relator no Orçamento (emendas RP9), limitando o volume de recursos e obrigando a identificação dos autores. O PRN 4/2021 teve 34 votos favoráveis e 32 contrários, e agora segue para promulgação do presidente. Antes, os deputados federais aprovaram o projeto por ampla maioria.

A matéria segue para promulgação na forma do texto substitutivo, apresentado pelo relator no Congresso, o senador Marcelo Castro (MDB-PI). Ele rejeitou todas as 22 emendas apresentadas. Castro disse que as emendas de relator-geral no Orçamento sempre existiram, mas que considera excessivo o volume de recursos dos últimos anos.

Ele afirmou que seu substitutivo dará “transparência absoluta” para essas emendas a partir de agora, e limitará o valor delas. O senador explicou que o projeto de resolução busca dar cumprimento à liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a pedido dos partidos Cidadania, PSOL e PSB, sobre o chamado “orçamento secreto”.

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso