Política


Atos contra Bolsonaro e Lula serão realizados neste domingo (12) pelo país


Publicado 12 de setembro de 2021 às 11:07     Por Fernanda Sales     Foto Tânia Rêgo / Agência Brasil

Neste domingo serão realizados em várias cidades do país atos dos movimentos sociais contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e também contra o ex-presidente Lula (PT).

Segundo o Correio Braziliense, os organizadores prometem ser uma manifestação de ampla adesão de partidos e pessoas que se identificam ideologicamente com alinhamentos de centro-esquerda e centro-direita.

Em Brasília, a concentração será na Esplanada a partir das 15h. Pela manhã, está prevista manifestação em defesa do governo Bolsonaro no mesmo local. Além da capital do país, estão confirmadas mais 16 capitais (São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Belém, Florianópolis, Manaus, São Luis, Goiânia, Teresina, João Pessoa, Porto Alegre, Vitória e Palmas).

O movimento “Vem Pra Rua” está trabalhando junto o Movimento Brasil Livre (MBL), na convocação para os atos. Por meio das redes sociais, a articulação tem divulgado nomes como “presença confirmada” nos dias de mobilização. Entre eles, o senador por Sergipe Alessandro Vieira (Cidadania), recém-confirmado pré-candidato à presidência nas eleições de 2022 por seu partido.

Mesmo que o ato tenha o intuito de ter uma “Bandeira Branca”, pois desde o início o MBL e VPR defenderam “Nem Lula, Nem Bolsonaro”, o posicionamento foi retirado para que as manifestações ganhassem força e apoio de todas as frentes que pudessem aderir contra o presidente brasileiro. No entanto, a adesão de mais partidos políticos alinhados à esquerda ainda é baixa.

As cúpulas de PT e PSOL, hoje empenhadas na pré-campanha de Lula ao Planalto, decidiram não convocar para a data sob a alegação de que não participaram da construção desde o início.

Leia mais:
Grito dos Excluídos: Manifestantes fazem passeata contra Bolsonaro em Aracaju; veja vídeo
Bolsonaristas ocupam calçada na Praça da Bandeira em Aracaju; veja vídeo

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso