Saúde


Com aumento no número de casos de HIV/AIDS em Aracaju, Linda Brasil quer mais campanhas de prevenção


Publicado 16 de fevereiro de 2021 às 18:41     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação / Ascom

Com o aumento de 22,7% no número de pessoas diagnosticadas com HIV/AIDS, nos últimos três meses, em Aracaju, a vereadora Linda Brasil (PSOL) pediu mais campanhas de prevenção na capital durante o Pequeno Expediente, na sessão da Câmara Municipal, nesta terça-feira (16). Foram diagnosticados positivamente: 33 mulheres (10 delas grávidas), 125 homens e 11 crianças, segundo dados do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Para Linda, “é importante o Poder Executivo realizar e intensificar campanhas de prevenção, principalmente nessa época de carnaval. Mesmo que não tenha aglomerações, em eventos e festas oficiais, percebemos que a população, sobretudo os mais jovens, precisam desta conscientização. Necessitamos deste tipo de ação através da internet e dos meios de comunicação. É de assustar ver registrados 169 casos nos últimos três meses”, disse.

A vereadora ainda destacou que Aracaju já foi referência no combate ao HIV/AIDS, mas atualmente, a situação é outra. “Os movimentos sociais, profissionais de saúde e pessoas convivendo com o HIV/AIDS, denunciam um relaxamento e ineficiência na política preventiva. Prova disso é que denunciam descaso com o CEMAR [Centro de Especialidades Médicas de Aracaju]. Nos falaram sobre a falta de infectologista e diversos outros profissionais que poderiam auxiliar no processo de prevenção e diagnóstico”.

E completou afirmando: “Estes números são oficiais. Pessoas que se dispuseram a ir até o serviço de saúde para buscar o exame. Infelizmente, ouvi relatos de pessoas que têm receio de fazer os exames pela falta de um bom tratamento adequado, relacionado ao sigilo e confidencialidade de seus exames. Os números podem ser maiores infelizmente”, afirmou a parlamentar.

Ainda na oportunidade, Linda afirmou que com a “privatização” dos serviços de saúde através de empresas terceirizadas, muitos profissionais não possuem treinamento e não sabem lidar com o público, além de não ter sensibilidade para acolhê-lo.

Durante uma reunião com a secretária de Saúde, Waneska Barboza, a parlamentar enfatizou a sistuação. “Ela assumiu o compromisso de verificar as demandas e realizar as melhorias. Esperamos que isto ocorra no Cemar o mais rápido possível. Além disso, também vamos cobrar a realização de campanhas de prevenção urgente”, finalizou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso