Política


Conselho de ética do Cidadania indica expulsão de deputado que passou a mão no seio de colega em SP


Publicado 11 de janeiro de 2021 às 12:40     Por Eduardo Costa     Foto Reprodução

O conselho de ética do Cidadania indicou a expulsão do deputado estadual paulista Fernando Cury, que foi flagrado passando a mão no seio da deputada Isa Penna (PSOL) em uma sessão na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O relatório e o parecer da comissão vão ser encaminhados ao diretório nacional do partido.

O fato se deu no dia 17 de dezembro do ano passado. Na ocasião, ela estava conversando com o presidente da Alesp, Cauê Macris (PSDB), quando Fernando Cury se aproximou e passou a mão nos seus seios, pela lateral do corpo. Ele estava afastado do cargo desde o dia 18 de dezembro.

A relatora do procedimento, Mariete de Paiva Souza, afirmou que: “As imagens do Plenário por si conferem clareza ao acontecimento, com nitidez, câmeras flagraram um comportamento descabido, rasteiro e incongruente por parte do deputado Fernando Cury contra a deputada Isa Penna. O fato é grave e insolente, não nos permite outra interpretação que não a de estarmos diante de um acontecimento desrespeitoso e afrontoso, que deve ser combatido”.

Isa Penna também se pronunciou, pedindo um posicionamento de Cauê Macris, presidente da Alesp. “Na última semana, eu e minha equipe enviamos um e-mail para todos os deputados da casa convocando uma assembleia extraordinária antes de fevereiro, infelizmente o presidente da casa não se pronunciou nenhuma vez desde o assédio”, declarou.

Em declaração ao portal Metrópoles, Fernando Cury pontuou que a indicação da expulsão já havia lhe sido anunciada em dezembro. Segundo ele, “não tenho dúvidas de estar sendo submetido a um julgamento ilegal, sumário e de exceção, que viola o Código de Ética do próprio partido e a Constituição Federal”.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso