Política


DEM prioriza eleição no Senado e busca apoio do PSD para Rodrigo Pacheco, diz colunista


Publicado 05 de janeiro de 2021 às 18:00     Por Roberta Cesar     Foto Marcos Oliveira / Agência Senado

O DEM vai priorizar a eleição para presidência do Senado Federal e, para isso, buscou apoio do PSD para o candidato do partido, o senador Rodrigo Pacheco (MG). As negociações entre as legendas avançaram e líderes do PSD já dão como quase certo o acordo entre as duas siglas. As informações foram publicadas pelo Blog do Valdo Cruz, do G1, nesta terça-feira (5).

O atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), escolheu Rodrigo Pacheco para sucedê-lo no cargo. Os aliados de Alcolumbre estimam que se o PSD, que tem a segunda maior bancada da Casa, fechar com Pacheco ele já teria cerca de 40 votos garantidos. No entanto, o senador ainda precisaria de mais de 41 votos.

Políticos do DEM acreditam que Rodrigo Pacheco tem chances de conseguir a presidência do Senado e esperam a definição do MDB para planejar novas estratégias e buscar apoio. A melhor opção para o Democratas é se o MDB não lançar nenhum candidato, no entanto, essa possibilidade é vista como impossível.

O MDB, que tem a maior bancada do Senado, quer voltar ao comando da Casa e tem quatro pré-candidatos. Dois deles são líderes do governo, os senadores Eduardo Gomes (TO) e Fernando Bezerra (PE). O outro é líder da bancada na Casa, Eduardo Braga (AM), além da senadora Simone Tebet (MS).



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso