Política


Em audiência, Plano Plurianual é apresentado aos vereadores de Aracaju


Publicado 29 de novembro de 2021 às 18:04     Por Redação AjuNews     Foto Gilson Rosas / Divulgação / CMA

O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da prefeitura de Aracaju, Augusto Fábio, apresentou o Plano Plurianual (PPA) no exercício 2022 – 2025 aos vereadores presentes em uma audiência pública, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta segunda-feira (29). Os parlamentares ainda vão discutir sobre o planejamento do PPA em plenário.

Segundo o secretário, o PPA é o assunto mais importante da Gestão Pública, já que faz parte do Ciclo Orçamentário. “Essa é a forma de conduzir um trabalho técnico, respeitando os poderes e contribuindo com a sociedade. O PPA norteará as Leis Orçamentárias até 2025. É de fundamental importância que essas leis estejam fundamentadas no PPA. Esse Planejamento Estratégico permitirá que a gente entregue um maior número de ações e produtos à sociedade. Assim, teremos uma saúde mais eficiente, uma ação social mais efetiva, ainda mais nesse período pós-pandemia. O planejamento foi fundamental para que Aracaju superasse esse desafio do enfrentamento da pandemia”, avaliou.

O coordenador de planejamento da Secretaria, Leilton Almeida, justifica que as projeções do PPA 2022-2025 são baseadas no Produto Interno Bruto Real (PIB) e no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). E, segundo o técnico, a pandemia afetará diretamente os orçamentos e planejamentos dos municípios. “Utilizamos como base os anos anteriores; ou seja, 2021 ainda é um ano instável em função da inflação gerada pela pandemia”, disse.

O que é PPA?
O Plano Plurianual (PPA) é o documento que define as prioridades de um Governo para o período de quatro anos, podendo ser revisado a cada ano. Nele consta o planejamento de como serão executadas as políticas públicas para alcançar os resultados esperados ao bem-estar da população nas diversas áreas.

O planejamento governamental é uma atividade permanente da administração pública, além de se constituir em função essencial de Estado. O processo de planejamento compreende a escolha de políticas públicas capazes de combater os problemas enfrentados pela sociedade em um ambiente no qual os recursos (financeiros, organizacionais, informacionais e tecnológicos) são limitados.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso