Política


Em retomada das atividades na Câmara, Nitinho promete mudanças e diz que concurso público pode ser feito em abril


Publicado 02 de fevereiro de 2021 às 10:26     Por Fernanda Sales     Foto Arquivo / Câmara Municipal de Aracaju

Presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho Vitale (PSD) falou sobre a retomada dos trabalhos na Casa Legislativa. Segundo ele, terão mudanças nas sessões remotas após os novos vereadores eleitos apreciarem, nesta quarta-feira (3), um projeto de resolução que propõe alterar o Sistema de Deliberação Remota atual. De acordo com o presidente, com a mudança, as sessões voltarão a acontecer em três dias da semana: terças, quartas e quintas-feiras, como prevê o Regimento Interno da Casa.

Nesta terça-feira (2), será o primeiro dia de sessão, com o discurso do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) para a abertura dos trabalhos.

Nitinho explicou como funcionará a mudança. “Estamos com um grupo novo de vereadores, 15 novos vereadores e vamos apresentar os novos projetos e o roteiro de votação. Nas terças-feiras, voltamos a realizar o Pequeno Expediente, com cinco minutos de fala para cada vereado, e o Grande Expediente com quinze minutos. Nas quartas-feiras, vamos votar requerimentos, projetos, moções, só votação. E nas quintas retornamos o debate do Grande Expediente. Já nas segundas-feiras acontecem as reuniões das comissões”, disse ele em entrevista na Fan FM, nesta terça-feira (2).

O vereador esclareceu ainda que os parlamentares continuam as sessões legislativas de forma remota devido a obra que continua sendo realizada na sede da Casa Parlamentar, e também por conta da pandemia da covid-19. “Vamos trabalhar de forma remota enquanto o prédio estiver em reforma. A expectativa é que as obras sejam concluídas até o início de março deste ano. Estamos preparando um modelo remoto de forma provisória, assim que a reforma for concluída voltamos o trabalho presencial, com o número mínimo de pessoas presentes na Câmara Municipal de Aracaju”, explicou o presidente.

O parlamentar destacou ainda que está “animado” com a renovação dos vereadores na Câmara e que nesses seis primeiros meses pretende eliminar o trâmite de papéis. “Toda a tramitação de documentos será feita de forma digital”.

Sobre a sua reeleição por mais dois anos como presidente, Nitinho comentou: “Fizemos quatro anos à frente da Câmara, onde fizemos um trabalho para o fortalecimento do poder legislativo e com esse trabalho pudemos ter o apoio dos colegas para que a gente fosse reconduzindo mais dois anos à presidência da Casa”.

Concurso público
O concurso público da Câmara deveria ser realizado ano passado, mas foi adiado por conta da pandemia da covid-19. Segundo o presidente, é preciso aguardar a empresa realizadora do concurso marcar a nova data para a realização da prova. Mas, a previsão é que seja ainda este ano. “A previsão é para o mês de abril”, afirmou.

Leia mais:
Com mudanças, Câmara de Aracaju e Alese retomam atividades nesta terça (2)



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso


Publicidade
Justiça

Justiça nega recurso de Danielle em ação por danos morais de Edvaldo

Justiça
Mais Lidas


Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.