Política


Em retomada das atividades na Câmara, Nitinho promete mudanças e diz que concurso público pode ser feito em abril


Publicado 02 de fevereiro de 2021 às 10:26     Por Fernanda Sales     Foto Arquivo / Câmara Municipal de Aracaju

Presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho Vitale (PSD) falou sobre a retomada dos trabalhos na Casa Legislativa. Segundo ele, terão mudanças nas sessões remotas após os novos vereadores eleitos apreciarem, nesta quarta-feira (3), um projeto de resolução que propõe alterar o Sistema de Deliberação Remota atual. De acordo com o presidente, com a mudança, as sessões voltarão a acontecer em três dias da semana: terças, quartas e quintas-feiras, como prevê o Regimento Interno da Casa.

Nesta terça-feira (2), será o primeiro dia de sessão, com o discurso do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) para a abertura dos trabalhos.

Nitinho explicou como funcionará a mudança. “Estamos com um grupo novo de vereadores, 15 novos vereadores e vamos apresentar os novos projetos e o roteiro de votação. Nas terças-feiras, voltamos a realizar o Pequeno Expediente, com cinco minutos de fala para cada vereado, e o Grande Expediente com quinze minutos. Nas quartas-feiras, vamos votar requerimentos, projetos, moções, só votação. E nas quintas retornamos o debate do Grande Expediente. Já nas segundas-feiras acontecem as reuniões das comissões”, disse ele em entrevista na Fan FM, nesta terça-feira (2).

O vereador esclareceu ainda que os parlamentares continuam as sessões legislativas de forma remota devido a obra que continua sendo realizada na sede da Casa Parlamentar, e também por conta da pandemia da covid-19. “Vamos trabalhar de forma remota enquanto o prédio estiver em reforma. A expectativa é que as obras sejam concluídas até o início de março deste ano. Estamos preparando um modelo remoto de forma provisória, assim que a reforma for concluída voltamos o trabalho presencial, com o número mínimo de pessoas presentes na Câmara Municipal de Aracaju”, explicou o presidente.

O parlamentar destacou ainda que está “animado” com a renovação dos vereadores na Câmara e que nesses seis primeiros meses pretende eliminar o trâmite de papéis. “Toda a tramitação de documentos será feita de forma digital”.

Sobre a sua reeleição por mais dois anos como presidente, Nitinho comentou: “Fizemos quatro anos à frente da Câmara, onde fizemos um trabalho para o fortalecimento do poder legislativo e com esse trabalho pudemos ter o apoio dos colegas para que a gente fosse reconduzindo mais dois anos à presidência da Casa”.

Concurso público
O concurso público da Câmara deveria ser realizado ano passado, mas foi adiado por conta da pandemia da covid-19. Segundo o presidente, é preciso aguardar a empresa realizadora do concurso marcar a nova data para a realização da prova. Mas, a previsão é que seja ainda este ano. “A previsão é para o mês de abril”, afirmou.

Leia mais:
Com mudanças, Câmara de Aracaju e Alese retomam atividades nesta terça (2)



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso