Política


General Heleno autoriza avanço de garimpo em áreas preservadas na Amazônia


Publicado 06 de dezembro de 2021 às 10:42     Por Redação AjuNews     Foto Carolina Antunes/PR

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, General Heleno, autorizou o avanço de sete projetos de exploração de ouro em áreas preservadas da Amazônia. Um levantamento da Folha de São Paulo apontou que, desde 2019, o general já concedeu 81 autorizações de mineração na Amazônia, entre permissões de pesquisa e de lavra de minérios.

De acordo com a publicação, com base em projetos encaminhados pela Agência Nacional de Mineração (ANM), apenas neste ano o general aprovou sete projetos de pesquisa de ouro na região de São Gabriel da Cachoeira, entre a fronteira do Brasil com a Colômbia e a Venezuela.

Segundo a publicação, São Gabriel da Cachoeira é a cidade mais indígena do Brasil, com 23 etnias indígenas. Além disso, a área, conhecida como Cabeça de Cachorro, é uma das mais preservadas da região amazônica e uma das últimas fronteiras que não possuem atividades que provocam o desmatamento.

Por fim, em nota, a ANM afirmou que requerimentos de mineração só podem incidir em áreas livres e desoneradas. No comunicado, a agência alegou que “não aprovará o requerimento de qualquer título minerário se este incidir em área onerada ou em área com qualquer outro bloqueio legal, a exemplo de terras indígenas ou unidades de conservação de proteção integral.”



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso