Política


Governo consulta Congresso para obter consenso sobre auxílio emergencial e Renda Brasil


Publicado 29 de agosto de 2020 às 11:00     Por Fernanda Souto     Foto Alan Santos/ PR

O governo decidiu consultar lideranças partidárias antes de fechar as propostas para o lançamento do programa Renda Brasil e sobre eventual prorrogação do auxílio emergencial. Um novo encontro foi agendado para a próxima terça-feira (1), com a presença de líderes de bancadas do Congresso. As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de São Paulo, nesta sexta-feira (28).

Segundo membros da equipe econômica, o governo precisa de articulação política antes de finalizar as medidas. De tal forma, o objetivo é obter consenso no Legislativo para que a proposta não seja derrubada ou alterada pelos deputados e senadores.

A definição era esperada para esta sexta-feira (28), mas não houve conclusão na reunião entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ministros envolvidos no projeto. Até a nova reunião, eles continuarão buscando soluções para custear o novo programa social substituto do Bolsa Família.

Uma das opções, segundo o governo, seria diminuir o valor do auxílio emergencial dos trabalhadores informais para R$ 300. Em videoconferência promovida pelo Instituto Aço Brasil, o ministro da Economia Paulo Guedes disse que uma segunda opção seria lançar o Renda Brasil já neste ano.

“Estamos fazendo um estudo do consumo privado de baixa renda, que é decidir se aterrizamos no auxílio emergencial em valor um pouco mais baixo e vamos até o fim do ano, ou se já aterrizamos no Renda Brasil, que é uma construção mais robusta que exige ainda alguns ajustes, porque nós temos que fazer tudo dentro do teto [de gastos], com responsabilidade fiscal e transparência”, afirmou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso