Política


Governo Federal através da Codevasf auxilia rizicultores afetados pelas chuvas em Sergipe


Publicado 30 de dezembro de 2021 às 11:00     Por Dhenef Andrade, Fernanda Sales e Peu Moraes     Foto Dhenef Andrade / Ajunews

O Governo Federal, através da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), órgão ligado ao ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), tem auxiliado os rizicultores que foram afetados pelas fortes que caíram em Sergipe na última semana, e que afetaram, principalmente, o perímetro Cotinguiba/Pindoba, na região do Baixo São Francisco.

O superintendente da companhia em Sergipe, Marcos Alves Filho, foi aos locais em que estragos provocados pela chuva foram mais fortes durante a semana. Diante da situação, a primeira ação emergencial da Codevasf foi ordenar a ampliação da quantidade de máquinas à disposição dos projetos de irrigação para a limpeza da rede de drenagem com o objetivo de facilitar o escoamento de água acumulada.

Em seguida, Marcos reuniu os prefeitos do Baixo São Francisco para discutir demais respostas aos impactos da região. O encontro também contou com a presença do secretário da Agricultura de Sergipe, Zeca da Silva, que reforçou trabalho essencial da Codevasf, sob a gestão de Alves, diante da situação.

Segundo o superintendente, os dados dos técnicos da Gerência Regional de Irrigação da Codevasf apontam um prejuízo de 40 lotes, principalmente na região dos municípios de Japoatã, Neópolis e Propriá. A avaliação é que foi perdido, em bruto na produção, 1.130 toneladas, aproximadamente, só no Cotinguiba, totalizando mais de R$ 1 milhão de reais só na região.

Ainda durante a reunião com os prefeitos, Marcos Alves apresentou os prejuízos de outros distritos de irrigação. “No distrito de Betume, que incluem os municípios de Neópolis, Ilha das Flores e Pacatuba, foram 23 lotes. Essa região também teve perdas sacramentadas, infelizmente. Com a produção de perda em 790 toneladas, no valor estimado em quase R$ 800 mil reais”.

O encontro dos prefeitos também teve o objetivo de organizar a entrega de equipamentos, tratadores, retroescavadeiras e calçamento para os municípios sergipanos através da Codevasf, por meio de emendas do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), que esteve presente na reunião.

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso