Política


Lula interviu pela libertação de sequestradores de Abilio Diniz


Publicado 20 de junho de 2022 às 12:50     Por Dhenef Andrade     Foto Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O pré-candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na sexta-feira (17) que, em 1998, procurou o então presidente, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), para interceder pela libertação dos sequestradores do empresário Abílio Diniz. Na época, eles estavam presos há 10 anos e tinham começado uma greve de fome.

A declaração aconteceu durante o evento do petista em Alagoas, um dia antes de chegar a Sergipe. O senador Renan Calheiros esteve presente. “Esses jovens, tinha argentinos, tinha gente da América Latina, ficaram presos 10 anos. Teve um momento que eu fui conversar com o Fernando Henrique Cardoso porque eles estavam em greve de fome e iam entrar em greve seca, que é ficar sem comer e beber. A morte seria certa. Aí, então, eu fui procurar o ministro da Justiça, chamado Renan Calheiros.”

Na conversa com FHC, Lula havia argumentado que presidente poderia entrar para a História “como um democrata”, evitando que “ 10 jovens que cometeram um erro” morressem na cadeia. A libertação aconteceu após os presos garantirem que parariam a greve de fome.

“E eu fui na cadeia no dia 31 de dezembro conversar com os meninos e falar: ‘Olha, vocês vão ter de dar a palavra para mim, vocês vão ter de garantir pra mim, que vão acabar com a greve de fome agora, e vocês serão soltos. Eles respeitaram a proposta, pararam a greve de fome e foram soltos. E eu não sei onde eles estão agora”, disse Lula no evento alagoano.

Diniz foi sequestrado em dezembro de 1989. Ele permaneceu seis dias em cativeiro em São Paulo, no porão de uma casa no bairro do Jabaquara. A polícia localizou o endereço a partir do cartão de uma oficina encontrado em um dos veículos usados no sequestro.

Leia mais
Emília Corrêa tem agenda com Valmir de Francisquinho e aumenta expectativa de ser pré-candidata à vice



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso