Política


“Não estou de férias! Não quero extraordinária, quero trabalhar”, cobra Didi


Publicado 09 de abril de 2020 às 15:45     Por Habacuque Villacorte     Foto César de Oliveira - CMA

A medida anunciada pelo presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Josenito Vitale (PSD), o “Nitinho”, de que só realizará Sessões on-line caso haja convocação extraordinária feita pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) aumentou ainda mais o “clima tenso” nos bastidores do Legislativo Municipal. Alguns vereadores estão revoltados com as recentes medidas anunciadas por Nitinho e já não escondem o descontentamento em suas próprias redes sociais.

O vereador Cabo Didi (PSC), por exemplo, procurado pela reportagem do portal Aju News, acha que o momento difícil que a cidade atravessa, de enfrentamento a essa pandemia do novo coronavírus, é essencial que os parlamentares, que lideram comunidades, também ajudem e fiquem na chamada “linha de frente”, apresentando propostas e soluções até para ajudar e fiscalizar as ações do Executivo de combate e prevenção ao vírus.

“O presidente Nitinho, que tem a prerrogativa de convocar as sessões, fala em extraordinárias agora, que a gente tem que ficar em casa esperando o prefeito convocar a CMA. Mas nós temos projetos, temos ideias para contribuir e ajudar a própria gestão no combate e na prevenção. Ficamos engessados com essa medida! Não vejo problema algum da gente ter sessões virtuais. A própria Assembleia Legislativa, que nos cedeu o espaço, já está trabalhando com o formato de sessões remotas”, critica.

Em seguida, Cabo Didi reforça que os vereadores não estão “gozando férias” neste período de quarentena. “Nitinho falou como se a gente estivesse em recesso ou no período de férias, mas o calendário legislativo está em vigor! Eu não quero saber de sessão extraordinária! Eu quero apenas exercer o meu direito de trabalhar”, disse o vereador, confirmando que vários colegas estão insatisfeitos com a decisão da Mesa Diretora da CMA.

Cabo Amintas

Vereador de Aracaju, Cabo Amintas

Outro vereador que se manifestou publicamente foi Cabo Amintas (PSL). Segundo ele, só o presidente da CMA pode convocar as sessões, mas o mesmo “não quer trabalhar”. Ele fala em tom de esclarecimento para a população e diz que tem feito reuniões com sua equipe de trabalho de forma virtual, da mesma forma que a Assembleia Legislativa e a Câmara de Vereadores de Nossa Senhora do Socorro tem feito.

“Os vereadores Vinícius Porto (PDT), Anderson de Tuca (PDT), Cabo Didi, Elber Batalha (PSB), Emília Corrêa (Patriota) e Cabo Amintas todos queremos trabalhar! Estamos cobrando isso da Mesa Diretora, do presidente da CMA. Temos projetos importantes para serem apresentados, discutidos e votados, inclusive relacionados ao Covid-19, mas não estamos conseguindo retomar os trabalhos do Parlamento e temos que ficar em casa apenas pela vontade do presidente”, completou Amintas.

Outro lado

Em nota pública, Nitinho explicou que a CMA tem vetos encaminhados pelo Executivo, para serem discutidos pelo Plenário e que eles têm que ser votados antes de qualquer outro projeto para que as sessões normais tenham continuidade, mesmo on-line. “São vetos a Projetos de Lei encaminhados pelos vereadores e aprovados pela Câmara Municipal, no entanto rejeitados pelo Executivo. O vereador que tem veto a um Projeto seu, tem o direito de defender amplamente o seu PL e pedir aos demais pares que rejeitem o veto”, disse.

O presidente da Câmara de Aracaju destacou que preparou a estrutura necessária para realizar as sessões on-line. “Faremos, se houver uma convocação extraordinária por parte da prefeitura, para votação de alguma propositura de urgência, durante esse período de quarentena e pandemia”, disse, reforçando que, fora isso, as Sessões voltarão normalmente quando for possível. “É uma medida que estamos tomando em respeito aos colegas que, como já disse, têm direito constituído de defender seus projetos e encaminhar pela derrubada dos vetos aos mesmos”.

 

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso