Política


Oposição critica reajuste da tarifa de ônibus em Aracaju: ‘Golpe na população’


Publicado 14 de maio de 2022 às 07:41     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / SMTT

Vereadores que compõe a oposição ao prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) se manifestaram após a confirmação do reajuste de 12,5% na tarifa do transporte coletivo anunciado nesta sexta-feira (13). Sem a presença de Nogueira, o superintendente da SMTT, Renato Telles justificou os aumentos consecutivos do diesel para alteração do valor da passagem para R$4,50 a partir do domingo (15).

Pelas redes sociais, a Professora Angela Melo (PT) afirmou que benefícios para o setor foram concedidos e cobrou a licitação do transporte público. “Aracaju e anuncia o aumento da tarifa de ônibus. Enquanto segue beneficiando os empresários do setor, o prefeito silencia sobre a licitação do transporte. É preciso a mobilização da sociedade para reverter mais esse absurdo!”

Angela se refere a medidas adotadas pela gestão como a revogação da Taxa de Gerenciamento do Transporte Público, que tinha um impacto de 2% no cálculo do valor da tarifa e o fim da cobrança do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

A mesma reflexão faz a vereadora Linda Brasil (PSOL). “Vale lembrar que a Prefeitura de Aracaju anunciou recentemente uma série de benefícios que visam apenas desonerar as empresas, mas NENHUM diretamente ligado à população que sofre com o transporte. Em plena crise, é SURREAL um aumento tão absurdo. Prefeito, cadê a licitação?”

Já a líder da oposição na CMA, Emília Corrêa (Patriota), questiona se aumento vai ser revertido em algum benefício para os usuários. “A população vai ter um impacto considerável no orçamento e vai continuar andando em uma frota sucateada? Enfrentando, diariamente, a superlotação nos ônibus e terminais lotados?”, critica. Diariamente, reclamações sobre superlotação e diminuição de frota são registrados.

Leia mais
Prefeitura de Aracaju autoriza aumento na tarifa do transporte público



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso