Política


Oposição da Câmara quer derrubar veto de Edvaldo ao reajuste do piso dos professores


Publicado 09 de janeiro de 2022 às 11:00     Por Fernanda Sales     Foto Gilton Rosas e César de Oliveira / Câmara de Aracaju

Os vereadores da oposição da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emília Corrêa (Patriota), Sheyla Galba (Cidadania), Ricardo Marques (Cidadania), Linda Brasil (Psol) e Professora Ângela Melo (PT) criticaram a decisão do prefeito Edvaldo Nogueira (PSD) em vetar as emendas apresentadas ao Orçamento de 2022 que garantiam o reajuste do piso salarial dos professores e agentes de endemias da capital.

Após a informação do veto, os vereadores utilizaram suas redes sociais para informar que votarão pela derrubada do veto do prefeito. As emendas que garantiam os reajustes foram votadas e aprovadas por unanimidade na Casa Parlamentar, durante a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022, realizada no final de dezembro de 2021.

A vereadora Sheyla Galba publicou em seu Instagram, neste sábado (8), que vai lutar na Câmara pela derrubada do veto do prefeito. “As professoras e professores de Aracaju têm o direito ao pagamento do piso salarial e isso foi aprovado por unanimidade na CMA. Votarei pela derrubada do veto do prefeito para garantir o pagamento do reajuste do piso dos professores de Aracaju. Eu vi professores e professoras chorarem na porta da CMA durante a luta pela garantia dos seus direitos. É inadmissível o que prefeito está fazendo”, disse Sheyla.

A vereadora e uma das líderes da oposição na casa, Emília Corrêa, publicou um vídeo criticando o veto de Edvaldo. “Mostrando mais uma vez a sua insensibilidade e que não dialoga com as categorias, Edvaldo Nogueira vetou, os artigos que nós, vereadores(a), aprovamos por unanimidade recentemente na LOA 2022, que garantiam o piso salarial do magistério. Reforço aos professores, que meu posicionamento permanecerá o mesmo da votação: Favorável, por entender que essa luta vai além de questões salariais. É pela valorização profissional, é por uma educação pública de qualidade. Contem comigo!”, afirmou.

E o vereador Ricardo Marques publicou em seu Twitter, que também será contrário ao veto. “O prefeito de Aracaju vetou as emendas do orçamento de 2022 que garantiam o reajuste no valor do piso dos professores e dos agentes de endemias. As duas emendas tinham sido aprovadas por aclamação na última sessão do ano passado. A aprovação foi celebrada por todos, mas infelizmente não recebeu o aval do prefeito de Aracaju. De antemão, já adianto meu voto a FAVOR da derrubada do veto, votei SIM na primeira vez e me comprometo a trabalhar pela aprovação desses reajustes na Câmara Municipal de Aracaju”.

Quem também postou vídeo nas redes sociais foi a vereadora Ângela Melo, que informou que o reajuste anual do piso é um direito garantido por lei. “Vamos derrubar o veto do prefeito na Câmara de Aracaju. Quero alertar aos professores e professoras de Aracaju. Fizemos uma luta bonita na Câmara de Aracaju, mas infelizmente, Edvaldo não gosta de professor. Vamos à luta reverter essa situação”.

“Espero que a Câmara de Aracaju permaneça unida e derrubemos o veto. O respeito ao piso foi aclamado por todes e não pode ser desrespeitado. É surreal começar o ano com essa notícia. Estamos de olho nos vetos que representam perdas não só para as professoras e professores, servidoras e servidores, mas toda a população! Você que é a favor da educação e quer fortalecer a democracia, cobre do seu vereador ou vereadora, que derrube o veto do prefeito!”, escreveu a vereadora Linda Brasil.

A Câmara de Aracaju está em recesso legislativo e retornará aos trabalhos a partir de fevereiro deste ano.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso