Política


Pesquisa: Sem Valmir, Rogério Carvalho lidera intenção de votos em Sergipe


Publicado 09 de agosto de 2022 às 06:53     Por Dhenef Andrade e Peu Moraes     Foto Reprodução / Agência Senado

O senador e candidato ao governo de Sergipe, Rogério Carvalho (PT) lidera a intenção de votos em um cenário sem o ex-prefeito de Itabaiana, e candidato Valmir de Francisquinho (PL). O levantamento foi divulgado pelo instituto Real Time Big Data, nesta segunda-feira (8), contratado pela Record TV.

A vantagem do petista, no entanto, é de 1% sobre o candidato da base governista, o deputado licenciado Fábio Mitidieri (PSD). Os números da pesquisa são: Rogério, com 22%; Fábio, com 21%, Alessandro Vieira (PSDB), com 9%, João Fontes (PTB), que desistiu do pleito, com 1%, mesma pontuação de Niully Campos (PSOL). Antônio Claudio Neves (DC) e Elinos Sabino (PSTU) não pontuaram. Os brancos e nulos somaram 32%, enquanto os que não sabem ou não responderam, 14%.

O cenário muda com a presença de Valmir no pleito. A pesquisa revela que o candidato do PL soma 26% das intenções de voto. Na sequência, Rogério aparece com 18% enquanto o deputado do PSD tem 17%. O terceiro lugar fica com Vieira, com 7%.

Valmir teve os direitos políticos cassados por decisão no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE) e confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O alvo do processo foi a campanha do filho do ex-prefeito, Talysson de Valmir (PL). De acordo com a decisão judicial, houve abuso de poder político e econômico e Valmir teria participado de forma excessiva na campanha do filho. Talysson era deputado estadual, mas teve seu mandato cassado após o julgamento na corte suprema.

A defesa do candidato recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), que negou pedido de suspensão da pena. O ministro Luís Roberto Barroso justificou a decisão porque o acórdão do julgamento no TSE ainda está pendente de publicação.

Senado
De acordo com o levantamento, a delegada Danielle Garcia (Podemos) e Valadares Filho (PSB) estão empatados. Os dois somam 13%. Já Eduardo Amorim (PL) aparece com 11%.

A pesquisa ouviu 1.500 pessoas por telefone, nos dias 5 e 6 de agosto de 2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela Record TV e registrado sob número SE-07619/2022.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso