Política


Prefeitos do Vale do São Francisco peitam Maria do Carmo para manter César Mandarino na Codevasf, diz jornal


Publicado 23 de fevereiro de 2021 às 20:20     Por Peu Moraes     Foto Marcos Oliveira / Agência Senado

Os prefeitos do Vale do São Francisco estão peitando a senadora Maria do Carmo na tentativa de manter César Mandarino na superintendente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), em Sergipe. As informações foram publicadas pelo Cinform Online, nesta terça-feira (23).

De acordo com o veículo, fontes próximas a César Mandarino, dizem que ele reconhece uma movimentação em curso para removê-lo do cargo e tem recorrido a prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Vale do São Francisco (Conivales) para reverter a situação. O prefeito de Amparo do São Francisco, presidente do consórcio, Franklin Freire, tem buscado apoio de outros gestores municipais em prol de Mandarino (funcionário de carreira com tempo de serviço suficiente para aposentadoria integral).

Ainda segundo a publicação, César também teria feito investidas aos deputados federais e senadores, na última semana, mas os mesmos não se mostraram à vontade em bancar uma indisposição com a decana da bancada, principal interessada na indicação do novo nome a assumir a superintendência. Pelo contrário, os parlamentares federais tem se esforçado pra demonstrar apoio incondicional à indicação da senadora.

Maria do Carmo acumula créditos com os colegas parlamentares, principalmente por seus gestos corriqueiros, de partilhar posições de liderança que recairiam, naturalmente, em seu colo. Em fevereiro deste ano, por exemplo, Do Carmo abriu mão da liderança da bancada, cedendo a vez para o deputado federal Bosco Costa (PL).

A senadora é atualmente a parlamentar que mais tem liberado recursos para os municípios sergipanos, razão pela qual os prefeitos devem preferir manter distância da questão.

O nome mais cotado para assumir o comando da Codevasf é o do administrador, Marcos Alves Filho, sobrinho do ex-governador de Sergipe, João Alves Filho (DEM). O escolhido da senadora, Maria do Carmo, tem no currículo passagem pela chefia na Superintendência de Patrimônio da União em Sergipe (SPU-SE), entre os anos de 2017 a 2019, onde se destacou a nível nacional com a melhor avaliação entre as vinte e sete seccionais do país, tendo como uma das principais características o dinamismo na gestão e a desburocratização dos serviços.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso