Política


Rogério Carvalho denuncia Jair Bolsonaro à PGR por tráfico de influência: ‘enganou o Brasil com a cloroquina’


Publicado 10 de junho de 2021 às 18:05     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / assessoria parlamentar

O líder do PT no Senado e suplente na Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) da Covid, o sergipano Rogério Carvalho, denunciou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à Procuradoria-Geral da República (PGR), nesta quinta-feira (10), por “tráfico de influência em transação comercial internacional” na compra de insumos para produção de cloroquina.

O petista se baseia em um documento obtido pela comissão com a transcrição de um telefonema entre o presidente brasileiro e o primeiro-ministro das Índia, Narendra Modi, em abril de 2020. A ligação também veio à tona em matéria veiculada pelo jornal O Globo.

Para o senador, o documento mostra “o presidente da República interferindo na relação com outro país para especificamente algumas empresas privadas”. Além disso, continua, “prova o empenho do presidente em usar cloroquina de forma generalizada, como medida de controle sanitário, o que é absolutamente não recomendável porque não tem eficácia comprovada”.

Rogério acredita que houve intenção do presidente em se aproveitar do cargo que ocupa para favorecer as empresas privadas EMS e Apsen, interessadas em receber insumos para aumentar a produção de cloroquina e de hidroxicloroquina, usadas no chamado “tratamento precoce” do novo coronavírus (covid-19).

Na ligação, Bolsonaro pede ao premiê indiano agilidade na liberação de encomendas feitas pelas duas empresas. “O Globo apresentou provas graves de que ele [Bolsonaro] agiu com tráfico de influência para favorecer empresas, enganar o Brasil com a cloroquina, ignorar a vacina e promover imunidade de rebanho, com contaminação dos brasileiros ao vírus”, afirmou Rogério.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso