Política


‘Sergipe é o único estado com essa situação absurda’, critica Alessandro Vieira sobre caso de Valmir


Publicado 27 de setembro de 2022 às 10:24     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / Redes Sociais

O delegado e candidato ao governo de Sergipe, Alessandro Vieira (PSDB), pressionou uma ação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a situação do pleito majoritário no estado. Pelas redes sociais, o senador afirmou que a eleição em Sergipe caminha para ‘um caos judicial causado pela lentidão do TSE’, se referindo ao ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), que está inelegível, mas segue apto a ser votado no próximo domingo (2).

“O candidato líder das pesquisas está inelegível desde 2019, mas sobrevive na disputa com recursos protelatórios. O risco de anulação de votos é enorme, como prejuízo para a democracia e cofres públicos”, escreveu ele.

Alessandro vem tentando captar votos de eleitores de Valmir apostando na tese do voto útil, dado a situação jurídica do adversário. Ele ainda cita que Sergipe é o único estado a estar no empasse jurídico deste porte. “É preciso que o ministro Alexandre de Moraes chame o feito à ordem e garante para os sergipanos eleições justas e transparentes”.

Impugnação
O MP Eleitoral, em agosto, impugnou o registro de Valmir por ele e o filho, Talysson (PL), terem sido condenados por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2018. De acordo com a ação, Francisquinho, que era prefeito do município de Itabaiana à época, usou da estrutura da prefeitura para potencializar a campanha eleitoral do filho. A condenação do TRE-SE já foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Diante dos fatos, o MP Eleitoral argumentou que a condenação do TSE leva à inelegibilidade por oito anos, a contar das eleições de 2018, consequentemente, ele e o filho, Talysson ficam impedidos de se candidatar até 2026. Valmir segue no pleito e o resultado da eleição dependerá da decisão dos recursos apresentados pela defesa do ex-prefeito.

Leia mais
‘Alessandro frustrou a população’, afirma Valmir sobre críticas de adversário



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso