Política


TCU diz que alteração na data de exoneração de Weintraub ‘confirma fraude’


Publicado 24 de junho de 2020 às 12:20     Por Peu Moraes     Foto Marcelo Camargo / Agência Brasil

O subprocurador-geral do Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado, afirmou que a retificação da data de exoneração do ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, feita, nesta terça-feira (23), confirma que houve fraude no processo. “Antes, era ilegal e parecia haver fraude. Agora, confirmou”, disse Furtado. A declaração foi publicada no jornal Estadão, nesta terça.

O subprocurador requisitou na segunda-feira (22), que a Corte de Contas avalie se houve participação do Itamaraty na ida de Weintraub para os Estados Unidos. A suspeita é que Weintraub tenha usado a sua condição de ministro para desembarcar em Miami no sábado (20) e, assim, driblar as restrições de viagens para brasileiros em razão da pandemia de covid-19.

O ex-ministro é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e chegou a afirmar em entrevista que precisar deixar o país pois temia ser preso. Horas depois de ele chegar em solo americano, o governo brasileiro publicou edição extraordinária do Diário Oficial com sua exoneração, com a data de 20 de junho.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso