Política


“Temos muito a colaborar”, declara Bolsonaro em encontro com presidente da Rússia


Publicado 16 de fevereiro de 2022 às 12:51     Por Fernanda Sales     Foto Oficial Kremlin/ Presidência da República

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta quarta-feira (16), que Brasil e Rússia têm “muito a colaborar em várias áreas”, em especial na agricultura e no setor de petróleo e gás. A declaração foi feita durante encontro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Palácio do Kremlin, sede do governo russo. O encontro aconteceu às 13h no horário local (7h no horário do Brasília).

A declaração foi após reunião bilateral, apenas com a presença de intérpretes. Putin afirmou que o Brasil é o principal parceiro russo na América Latina.

“Estou muito feliz e honrado pelo seu convite. Somos solidários à Rússia. [Temos] muito a colaborar em várias áreas: defesa, petróleo e gás, agricultura. E as reuniões estão acontecendo. Tenho certeza que até mesmo essa passagem por aqui dá o retrato para o mundo que podemos crescer muito nas nossas relações bilaterais”, declarou Bolsonaro.

Antes da reunião com Putin, Bolsonaro participou de uma cerimônia de aposição floral no Túmulo do Soldado Desconhecido, ponto histórico da capital russa. O evento ocorreu às 9h da manhã desta quarta (16) em Moscou (3h da manhã no horário de Brasília). Após a colocação da coroa de flores em uma espécie de pedestal, o Hino Nacional brasileiro foi executado, na presença de Bolsonaro.

Ainda na tarde desta quarta, o presidente brasileiro se encontrará, com o presidente da Duma do Estado (parlamento russo), o deputado Vyacheslav Volodin.

Às 17h45 (horário local), Bolsonaro participará do Encontro Empresarial Brasil-Rússia, com presença de empresários dos dois países. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, acompanhará o presidente. Entre os principais assuntos a serem tratados na viagem está a compra de fertilizantes russos por parte do Brasil.

Brasil e Rússia estabeleceram relações diplomáticas em 1828 e a Rússia é, atualmente, um dos 15 maiores parceiros comerciais do Brasil.

Leia mais:
Presidente Jair Bolsonaro desembarca na Rússia na manhã desta terça (15)



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso