Política


Valmir de Francisquinho tem limiar indeferida pelo STF e continua inelegível para 2022


Publicado 04 de agosto de 2022 às 06:30     Por Redação AjuNews     Foto Reprodução / Redes Sociais

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso negou, nesta quarta-feira (4), o pedido de limiar apresentado pela defesa do pré-candidato a governador de Sergipe, Valmir de Francisquinho (PL). Os advogados do ex-prefeito solicitaram a suspensão da inelegibilidade deferida em julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em junho deste ano.

A decisão se baseia na ideia de que sem a publicação do acórdão não há limiar a ser requerida. Com isso, Francisquinho segue inelegível. A negativa acontece a dois dias da convenção do PL em Sergipe e pode mudar os rumos que o partido tomará para a eleição majoritária. Até o momento, a vereadora Emília Corrêa (Patriota) é a pré-candidata a vice-governadora. Mesmo com a limiar negada, Valmir ainda pode ter seu nome aprovado em convenção, além de registrar candidatura.

Valmir e seu filho, o deputado estadual Talysson de Valmir (PL) foram condenados por abuso de poder econômico durante a campanha do parlamentar em 2018. O ministro Carlos Horbach, que havia pedido vistas, votou favorável ao ex-prefeito de Itabaiana, juntos os magistrados Alexandre de Moraes e Benedito Gonçalves.

O relator do processo, Sérgio Silveira Banhos votou pela inelegibilidade, acompanhando de Nunes Marques e Mauro Campbell Marques, além do presidente da Corte, ministro Luiz Edson Fachin.

Leia mais
Zezinho Sobral é escolhido para ser pré-candidato a vice na chapa de Mitidieri



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso