O deputado Rodrigo Maia não faz mais parte do Democratas (DEM). A confirmação aconteceu, nesta segunda-feira (14), pela Executiva Nacional da sigla que decidiu, por unanimidade, pela expulsão do parlamentar. Nos últimos meses, Maia fez críticas e ataques à legenda, em especial ao presidente do partido, ACM Neto.
Em nota curta informou que a decisão foi tomada após a garantia ao amplo direito de defesa de Maia. que acompanharam o voto da relatora, deputada Professora Dorinha (DEM-TO). A Executiva entendeu que Maia cometeu infração disciplinar. Por ter sido expulso, Maia não perde o mandato.
O racha com o partido ganhou força durante o pleito para a presidência da Câmara dos Deputados, em fevereiro deste ano. Maia tinha Baleia Rossi (MDB-SP) como candidato à sucessão da cadeira na Casa e alegou que foi abandonado por ACM Neto quanto à apoio a candidatura do colega.
O apoio do DEM foi para Arthur Lira (PP-AL), candidato líder do Centrão e apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que saiu vitorioso na eleição. Após a derrota, Maia chegou a dizer que ACM Neto tinha o caráter menor que sua altura, que era malandro e levou o partido para o colo de Bolsonaro.
De acordo com a Folha de São Paulo, com apoio do governador do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), o deputado pode acabar se filiando à sigla.
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.









