Saúde


Brasil confirma oitavo caso da varíola dos macacos


Publicado 20 de junho de 2022 às 15:04     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ Hospital Universitário de Brasília

O Brasil confirmou mais um novo caso da varíola dos macacos, nesta segunda-feira (20). De acordo com o Ministério da Saúde, o diagnóstico é de um paciente do sexo masculino, de 25 anos, morador de Maricá, no Rio de Janeiro. Ele não viajou para o exterior, mas teve contato com estrangeiros.

Ainda segundo a pasta, o paciente está com quadro clínico estável, sem complicações e é monitorado pelo Instituto Nacional de Infectologia e pelas secretarias de Saúde do estado e do município.

“Todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de um caso suspeito de monkeypox, com o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos”, informou o Ministério da Saúde, que notificou a Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o caso.

Ao todo, já foram confirmados oito casos da doença no país. Desse total quatro foram em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e dois no Rio de Janeiro. Há, ainda, seis casos em investigação.

A varíola dos macacos era considerada endêmica em países da África Central e da África Ocidental, mas nos últimos meses houve relatos da doença em diversos outros países não endêmicos, especialmente na Europa, que já responde por 84% dos casos notificados, segundo a OMS.

Entre janeiro e junho deste ano, a OMS foi notificada sobre 2.103 casos confirmados da varíola do macaco, em 42 países, assim como um caso provável e uma morte.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso


Publicidade
Justiça

TCE-SE encaminha à Justiça Eleitoral lista de gestores que tiveram contas reprovadas

Justiça
Mais Lidas


Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.