Saúde


Brasil confirma oitavo caso da varíola dos macacos


Publicado 20 de junho de 2022 às 15:04     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ Hospital Universitário de Brasília

O Brasil confirmou mais um novo caso da varíola dos macacos, nesta segunda-feira (20). De acordo com o Ministério da Saúde, o diagnóstico é de um paciente do sexo masculino, de 25 anos, morador de Maricá, no Rio de Janeiro. Ele não viajou para o exterior, mas teve contato com estrangeiros.

Ainda segundo a pasta, o paciente está com quadro clínico estável, sem complicações e é monitorado pelo Instituto Nacional de Infectologia e pelas secretarias de Saúde do estado e do município.

“Todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de um caso suspeito de monkeypox, com o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos”, informou o Ministério da Saúde, que notificou a Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o caso.

Ao todo, já foram confirmados oito casos da doença no país. Desse total quatro foram em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e dois no Rio de Janeiro. Há, ainda, seis casos em investigação.

A varíola dos macacos era considerada endêmica em países da África Central e da África Ocidental, mas nos últimos meses houve relatos da doença em diversos outros países não endêmicos, especialmente na Europa, que já responde por 84% dos casos notificados, segundo a OMS.

Entre janeiro e junho deste ano, a OMS foi notificada sobre 2.103 casos confirmados da varíola do macaco, em 42 países, assim como um caso provável e uma morte.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso


Publicidade
Justiça

Justiça nega recurso de Danielle em ação por danos morais de Edvaldo

Justiça
Mais Lidas


Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.