Saúde


Campanhas contra influenza e sarampo encerram nesta quinta (23) em Aracaju


Publicado 20 de junho de 2022 às 14:34     Por Redação AjuNews     Foto Ascom / SMS

A segunda etapa da Campanha Nacional contra a Influenza seguirá até a esta quinta-feira (23), em Aracaju. Até o momento, a capital atingiu 57,63% da meta geral da campanha, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Dos grupos vigentes desta campanha, apenas três ultrapassaram 50% da meta do público vacinável: idosos (69,80%), professores (58,48%) e trabalhadores de saúde (55,33%).

A vacina contra a gripe é ofertada em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no drive montado no Parque da Sementeira e nos três shoppings da capital.

“Aguardamos nova orientação do Ministério da Saúde sobre a possibilidade de uma nova prorrogação da campanha ou, ainda, se os grupos prioritários serão mantidos ou ampliados. Mas, até lá, pedimos à população que já está sendo contemplada nos grupos vigentes, que busque um dos pontos e se vacine contra a gripe. Todos os pontos em funcionamento estão ofertando esse imunizante e com capacidade de atender os grupos inseridos na campanha”, explicou a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

Também estão inseridos na campanha contra a influenza: crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade; gestantes e puérperas; povos indígenas; pessoas com comorbidades (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, obesidade, imunossupressão, transplantados e trissomias); pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade.

Além disso, a SMS também informou que a campanha contra o sarampo também deverá encerrar no dia 23, e até lá, seguem aptos a se vacinar: crianças de seis meses a menor de cinco anos e profissionais de saúde com o esquema vacinal incompleto. Até o momento, foram vacinadas 10.625 crianças, o equivalente a 53,39% e 4.559 profissionais de saúde, correspondendo a 15,84% da meta.

Profissionais com idade entre 20 e 29 anos sem registro de vacina contra o sarampo devem receber a primeira dose e, em 30 dias, a segunda. Já os que fazem parte dessa faixa etária e com o registro da 1ª dose da vacina, recebem a segunda para completar o esquema vacinal. Os profissionais de saúde com idade entre 20 e 29 anos que já receberam duas doses da vacina contra o sarampo já estão com esquema vacinal completo e não precisam se vacinar.

Já os profissionais de saúde com idade entre 30 e 59 anos sem registro de vacina contra o sarampo recebem dose única. E aqueles que já possuem registro da vacina não necessitam se vacinar.

Os imunizantes estão disponíveis em qualquer uma das 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que funcionam das 8h às 16h; nos shoppings: Aracaju Parque, Riomar e Jardins, das 8h às 17h; e no drive-thru do Parque da Sementeira, das 8h às 13h.

Também tem vacinação no ‘Carro da Vacina’, das 8h às 13h, que, durante a semana, estará instalado na praça da Paróquia Sagrada Família, no conjunto Sol Nascente.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso


Publicidade
Justiça

TCE-SE encaminha à Justiça Eleitoral lista de gestores que tiveram contas reprovadas

Justiça
Mais Lidas


Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.