Saúde


Gripe influenza H3N2 circula em 31 municípios sergipanos, afirma SES


Publicado 24 de dezembro de 2021 às 09:22     Por Larissa Barros Revisado por Fernanda Sales     Foto Divulgação / Secretaria do Estado da Saúde

A gripe influenza H3N2 já está circulando em 31 municípios sergipanos. De acordo com a análise realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), foram detectadas 201 amostras positivas para o vírus. A cidade de Itabaianinha registrou as primeiras notificações.

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), os municípios que confirmaram casos são: Aracaju (14), Areia Branca (4), Barra dos Coqueiros (17), Boquim (1), Capela (1), Cedro (2), Divina Pastora (9), Estância (4) Frei Paulo (1), Gararu (1), General Maynard (2), Gracho Cardoso (1), Itabaiana (4), Itabaianinha (62), Itaporanga (4), Japaratuba (2), Lagarto (1), Malhador (2), Moita Bonita (1), Neópolis (1), Nossa Senhora das Dores (3), Nossa Senhora do Socorro (15), Pinhão (1), Propriá (2), Riachão do Dantas (2), Salgado (1), Santa Luzia do Itanhy (2), São Cristóvão (17), Siriri (16), Tobias Barreto (7) e Umbaúba (1).

A secretária da pasta, Mércia Feitosa, afirma que as amostras recebidas pelo Lacen são submetidas, inicialmente, à testagem para a covid-19. Caso o teste seja negativo e o município tenha notificado a circulação de influenza, a mostra é novamente testada para as demais síndromes gripais.

“A síndrome gripal apresenta alguns sintomas clássicos como a febre, a dor no corpo, a coriza. Se a pessoa estiver com febre que persiste por mais de 24 horas, o recomendado é ir a uma Unidade Básica de Saúde ou em uma urgência para ser avaliado devidamente”, disse.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso