Saúde


Hospital Regional de Estância terá serviço de diálise


Publicado 16 de março de 2021 às 09:26     Por Fernanda Sales     Foto Arquivo / Governo de Sergipe

O Hospital Regional Jessé Andrade Fontes, em Estância, no Sul Sergipano, terá serviço de diálise para pacientes que necessitam de terapia renal substitutiva, tipo hemodiálise à beira do leito hospitalar. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o serviço está em processo de implantação.

Segundo a pasta, este processo exige várias ações, como oferta de água potável, sendo contratada a SAAE, concessionária que distribui água no município de Estância, adequações estruturais para dispor de reservatórios de água.

Segundo a coordenadora Estadual de Políticas de Atenção Especializada e Urgência, Neuzice Oliveira Lima, foi contratada a empresa Diaverum para executar a diálise, disponibilizando as máquinas, insumos e equipe técnica, excluindo o médico nefrologista, que está contratado diretamente pelo Estado.

“No ano passado a SES começou uma força-tarefa para adequação física do espaço da UTI 01 do Hospital Regional de Estância, com a implantação de pontos de água e esgoto para a execução do serviço de diálise à beira do leito hospitalar, garantindo celeridade e melhor qualidade na assistência aos pacientes que evoluam para insuficiência renal aguda”, ressaltou.

A SES contratou empresa especializada para realizar as adequações da qualidade da água, de forma que a sua potabilidade seja a exigida pela legislação vigente, evitando danos ao paciente e maquinários, como também a realização dos testes bacteriológicos, cujos resultados devem sair até o final dessa semana.

Infraestrutura
Com relação à infraestrutura da sala, o setor de infraestrutura da SES já instalou o ar condicionado e nesta terça-feira (16), a empresa Diaverum fará uma visita técnica no local para averiguar as solicitações feitas quanto às instalações elétricas e refrigeração para instalação dos equipamentos e insumos necessários. “A sala tem que ter, pelo menos, 22 graus de temperatura para que o serviço seja ofertado com segurança”, destacou Neuzice.

Ocupação
Atualmente, o Hospital Regional de Estância tem 20 leitos de UTI Covid, sendo que 17 leitos estão ocupados e nenhum paciente, até o momento, apresenta necessidade de hemodiálise.

Leia mais:
Justiça obriga Governo de Sergipe a comprovar leitos de UTI no Hospital de Estância



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso