Saúde


Órgãos do empresário João Tarantella são transportados em aeronave da FAB para estados com receptores compatíveis


Publicado 17 de janeiro de 2022 às 17:27     Por Redação AjuNews     Foto Ascom / SES

Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou em Aracaju, neste domingo (16), e transportou os órgãos doados do empresário e político João Tarantella para outros estados, onde foram identificados receptores compatíveis. Após a confirmação da morte encefálica, a Organização de Procura de Órgãos (OPO), entidade designada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Sergipe, por meio da Central de Transplantes, iniciou os procedimentos com a captação dos órgãos.

O empresário morreu no sábado (15) em decorrência de traumatismo craniano grave, após seguir o protocolo, foi constatado morte encefálica, ocasionando a interrupção completa de todas as funções cerebrais, segundo informou o Hospital de Urgência Governador João Alves Filho (Huse) em nota.

Doações em Sergipe
Desde dezembro do ano passado, a Central de Transplantes já registrou 17 doações de órgãos em Sergipe, conforme dados do Governo do Estado. Quando há um paciente com suspeita de morte encefálica, a equipe médica informa para a Central de Transplantes que há um possível doador. A Organização de Procura de Órgãos (OPO) vai até o local, acompanha o diagnóstico, acolhe a família e dá a oportunidade da doação.

Segundo o coordenador da Central Estadual de Transplantes, Benito Fernandez, com a autorização da doação, alguns exames são realizados. “Fazemos exames sorológicos, RTPCR para Covid-19 e a avaliação de cada órgão para saber a viabilidade do transplante. Estando tudo bem, marcamos a captação e fazemos a oferta dos órgãos para as equipes de transplantes. O coração e o pulmão, por exemplo, só podem ficar quatro horas fora do corpo. Tudo tem que ser feito de forma rápida para que o receptor seja preparado pra receber o órgão”, explicou.

Leia mais:
Morre o empresário e político João Tarantella, aos 61 anos em Aracaju



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso