Saúde


Saúde confirma primeira morte por varíola dos macacos no Brasil


Publicado 29 de julho de 2022 às 11:40     Por Fernanda Sales     Foto Max Gomes/IOC/Fiocruz

A primeira morte por varíola dos macacos no Brasil foi confirmada nesta sexta-feira (29), pelo Ministério da Saúde. A vítima era de Uberlândia, em Minas Gerais. A doença está sendo tratada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como emergência sanitária global, com mais de 18 mil casos confirmados em 78 países. Até esta quinta (28), apenas cinco pessoas haviam morrido pela doença em todo o mundo.

De acordo com boletim mais recente, 1.066 casos da doença foram registrados no Brasil, a maioria em São Paulo e no Rio de Janeiro. Ainda não há vacina disponível para a doença no país, mas o Ministério da Saúde diz negociar a aquisição.

Segundo dados do Ministério, os estados que já confirmaram a doença no país foram: São Paulo com 823; Rio de Janeiro com 124; Minas Gerais com 44; Paraná: 21; Distrito Federal: 15; Goiás: 13; Bahia: 5; Ceará: 4; Santa Catarina: 4; Rio Grande do Sul: 4; Pernambuco: 3; Rio Grande do Norte: 2; Espírito Santo: 2; Tocantins: 1; Acre: 1.

Quais os sintomas da varíola dos macacos?
A varíola do macaco é uma doença endêmica do continente africano, transmitida inicialmente de animais para seres humanos e detectada pela primeira vez em 1958. O vírus é membro da família de Orthopoxvirus, a mesma do vírus da varíola, doença já erradicada entre os seres humanos. A doença começa com febre, fadiga, dor de cabeça, dores musculares, ou seja, sintomas inespecíficos e semelhantes a um resfriado ou gripe.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso