Mais de 2 milhões de sergipanos foram recenseados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo 1.021.674 de homens e 1.111.851 mulheres, correspondendo a 1,27% da população estimada para o país. Segundo informações do órgão, divulgadas nesta terça-feira (6), o estado é o segundo do Brasil a concluir com sucesso a primeira fase de coleta.
Foram mais de 1,2 mil pessoas trabalhando como recenseadores em Sergipe. Destas, 433 ainda estão contratadas para participar da etapa seguinte da operação censitária.
Quem ainda não recebeu a visita do recenseador, poderá ligar para o número de 137. A ligação é gratuita e pode ocorrer todos os dias da semana, das 8h às 21h30.
Segunda fase
Concluída a 1ª etapa da coleta, é iniciada a 2ª etapa, que constitui o processo de recuperação das unidades domiciliares que foram registradas com moradores ausentes e com aquelas que se recusaram a responder ao Censo. A partir desse processo será possível realizar o recenseamento das pessoas não registradas e, com isso, reduzir ao máximo o nível de não resposta dos questionários. É nesta 2ª etapa que também se realizam procedimentos de correção e identificação de falhas de cobertura.
Ao final da 2ª etapa está previsto o processo de apuração dos dados, quando serão aplicados os devidos tratamentos estatísticos. A conclusão desta etapa se dará com a divulgação dos resultados preliminares do Censo Demográfico 2022, prevista para ocorrer no final de dezembro.
Na sequência, inicia-se a 3ª etapa, quando se dá continuidade ao trabalho de controle de qualidade e tratamento estatístico iniciado na 2ª etapa. Os resultados definitivos do Censo 2022 estão previstos para serem divulgados ao longo de 2023.
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.









