A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP-SE) divulgou um balanço de ocorrências policiais contra pessoas acima de 60 anos, nesta sexta-feira (1º), Dia Internacional do Idoso. No estado foram registradas 2.866 ocorrências de janeiro a setembro de 2021.
De acordo com a Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim), o crime mais cometido foi o de estelionato, com 961 casos, seguida por furto (692), ameaça (388), injúria (225), roubo (184), perturbação do trabalho ou sossego (106), dano (103), lesão corporal (77), maus-tratos (74) e difamação (56).
Além destas, a Delegacia de Atendimento aos Idosos e Pessoas com Deficiência (DEAIPD), vinculada ao Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), contabilizou a instauração de 170 inquéritos policiais e 32 termos circunstanciados de ocorrência (TCO) para apurar crimes cometidos contra idosos. Também foram atendidas 182 denúncias. Um demanda reprimida de 242 inquéritos ainda faltam ser concluídos.
O delegado João Moreira explicou que a unidade especializada tem por objetivo garantir os direitos dos idosos conforme previsto com a instituição da data e a legislação brasileira. “Atendendo a estas diretrizes, a Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso de Sergipe, parte integrante do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis, tem intensificado o enfrentamento das infrações cometidas em face de tal grupo, considerado por lei como vulnerável, tanto a nível preventivo como no âmbito da investigação criminal”, salientou.
São consideradas práticas de violência contra o idoso atos que afetem a integridade física e psicológica, assim como as ações contra o patrimônio da vítima. Denúncias podem ser feitas pelo Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) da Polícia Civil, que possui plantão 24 horas, em Aracaju e Região Metropolitana; Delegacias de Polícia espalhadas pelo estado; Disque Denúncia 181 e Disque 100.
Leia mais
Polícia Civil apreende R$ 15 mil em drogas no município de Itabaiana
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.









