Esporte
Aracaju e Ribeirão Preto assinam acordo de cooperação para realizar Jogos da Juventude de 2023
Foi realizada na última quinta-feira (10), via chamada de vídeo a assinatura do termo de cooperação entre as secretarias de Esportes de Ribeirão Preto e da Educação, do Esporte e da Cultura do Estado de Sergipe para a realização dos Jogos da Juventude. Aracaju e Ribeirão Preto receberão os Jogos em 2022 e 2023, respectivamente.
A reunião virtual aconteceu no Gabinete do Secretário de Educação. Sergipe esteve representado pela superintendente especial de esportes, Mariana Dantas. Estiveram presentes Flávio Mendonça coordenador de esporte e lazer da superintendência de esportes e Kenji Saito Gerente de Desenvolvimento do COB. Foi acordado que uma entidade ajudará a outra mantendo contatos constantes trocando ideias para que os jogos se revertam de pleno sucesso
O Assessor de Comunicação da Superintendência de Esportes Givaldo Batista falou sobre a dinâmica entre as secretarias. “Uma equipe de Ribeirão Preto se fará presente em Aracaju durante a realização do evento colhendo subsídios para que os jogos de Ribeirão Preto que serão realizados em 2023, superem o de Aracaju.”
O acordo
A Secretaria de Aracaju encaminhará à Secretaria de Ribeirão Preto um cronograma contendo a programação do calendário dos Jogos da Juventude de 2022, fornecido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o qual integrará este instrumento, dando ampla divulgação e coordenando as ações para implementação dos objetivos previstos neste Acordo de Cooperação Técnica.
O objetivo é capacitar os profissionais de Ribeirão Preto para os Jogos da Juventude 2023, repassando a expertise, conhecimento adequado e compartilhando sucessos e insucessos na preparação dos jogos em 2022.
Sobre os Jogos
A mais tradicional competição estudantil de base do país, os Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo COB, serão realizados na cidade de Ribeirão Preto em 2023. O anúncio foi feito no dia 07 de dezembro, durante o Prêmio Brasil Olímpico (PBO), tradicional festa de encerramento do esporte nacional realizada na cidade de em Aracajú, que receberá a edição dos Jogos em 2022.
Voltada para atletas até 17 anos, a competição será realizada em novembro de 2023, reunindo aproximadamente 4,5 mil jovens de todo o país.
Representantes do COB vieram até Ribeirão Preto para conhecer as instalações esportivas e discutir com a rede hoteleira do município, avaliando o credenciamento da cidade como sede dos Jogos da Juventude. Além das instalações esportivas de Ribeirão Preto, também há previsão de parceria com municípios vizinhos, como Brodowski, Sertãozinho e Serrana, que compõem a Região Metropolitana, agregando forças através do esporte.
Ao todo, o COB investirá mais de R$ 9 milhões na cidade que sedia os Jogos da Juventude, contratando cerca de 60 mil refeições, 30 mil diárias de hotel, duas mil diárias de veículos, mais de 80 mil litros de combustível, o que aquece a economia local, fomenta o turismo e dá visibilidade nacional e internacional para a cidade sede e região.
Leia os termos de uso