Economia


Sergipe registra maior índice de pobreza do país, aponta pesquisa


Publicado 27 de junho de 2022 às 11:31     Por Redação AjuNews     Foto Arquivo / Agência Brasil

O estado de Sergipe registrou um aumento de 12,5% no  índice de pobreza, em 2021, sendo a maior alta entre os estados do Brasil, de acordo com um levantamento divulgado pelo Instituto de Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS), no sábado (25).

Os dados apontam que Sergipe avançou quase o triplo da média nacional, que foi de 5%. De acordo com o estudo, um dos fatores para a oscilação na renda foi o auxílio emergencial.

Embora a pesquisa destaque que a pobreza avançou em todo o país, a incidência no Norte e no Nordeste é quase 4x maior do que no Sul e no Centro Oeste e pelo menos 2,5 vezes a do Sudeste.

Atualmente, o Nordeste concentra o maior número de pessoas em extrema pobreza, com 18,6%. O levantamento aponta que ao menos 5,5 milhões de pessoas caíram nessa estatística.

Segundo o IMDS, a análise para contabilizar a pobreza toma como base a renda familiar por pessoa, a partir das séries de pesquisas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnade) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso