Saúde
Anvisa autoriza importação de vacina e antiviral contra varíola dos macacos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta quinta-feira (25), o Ministério da Saúde a importar a vacina e o antiviral contra a varíola dos macacos. O órgão autorizou a dispensa do registro, que foi solicitada pela pasta no início desta semana, devido à emergência internacional de saúde pública.
A vacina importada pelo governo será a Jynneos (nomenclatura norte-americana)/ Imvanex (nomenclatura europeia). Desenvolvido pela Bavarian Nordic A/S e fabricado na Dinamarca e Alemanha, o fármaco destina-se a pacientes a partir dos 18 anos de idade. O prazo de validade é de 60 meses, se as doses forem armazenadas em temperatura entre -60°C e -40°C. A princípio, o imunizante será destinado apenas a profissionais da saúde.
Além da vacina, a Anvisa também aprovou a importação do tecovirimat, antiviral indicado para tratamento de doenças causadas por ortopoxvírus (como o da monkeypox) em adultos, adolescentes e crianças com peso mínimo de 13 kg.
De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, divulgado na quinta-feira (25), o país tem 4.216 casos confirmados de varíola dos macacos.
Leia os termos de uso