O Irã voltou a atingir estruturas de gás natural no Catar na madrugada desta quinta-feira (19), poucas horas depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçar “destruir massivamente” todo o campo de gás South Pars, compartilhado entre iranianos e catarianos.
A estatal Catar Energy informou que diversos complexos de gás natural liquefeito (GNL) foram alvo de mísseis, resultando em “incêndios de grandes proporções e extensos danos adicionais”. Este é o segundo ataque iraniano contra a infraestrutura energética da monarquia árabe em menos de 24 horas — o primeiro ocorreu na quarta-feira (18) contra a refinaria de Ras Laffan, também com “danos extensos”, segundo a companhia.
Ameaça de Washington
O novo ataque aconteceu depois de Trump confirmar que Israel foi responsável pelos bombardeios ao campo de gás Pars no dia anterior e garantir que Tel Aviv não repetiria a ação. Em publicação nas redes sociais, o norte-americano advertiu:
“A menos que o Irã, imprudentemente, decida atacar um país inocente, nesse caso, o Catar. Nessa situação, os EUA, com ou sem a ajuda ou consentimento de Israel, explodirão massivamente a totalidade do campo de gás de South Pars com uma força e potência jamais vistas ou testemunhadas pelo Irã.”
O chefe da Casa Branca acrescentou que não pretende autorizar tal nível de violência, “mas se o GNL do Catar for atacado novamente, não hesitarei em fazê-lo”.
Resposta de Teerã
De Teerã, o ministro das Relações Exteriores iraniano, Seyyed Abbas Araghchi, declarou que o país não aceitará novos ataques às suas instalações:
“Nossa resposta ao ataque de Israel à nossa infraestrutura empregou uma fração de nosso poder. A única razão para a contenção foi o respeito ao pedido de desescalada. Nenhuma restrição caso nossas infraestruturas sejam atingidas novamente.”
O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) também classificou a ofensiva às redes energéticas iranianas como “grave erro de cálculo” e alertou que, se houver repetição, retaliará até “destruir completamente” as instalações do agressor e de seus aliados.
Escalada regional
Após os bombardeios ao South Pars, o Irã ameaçou outras cinco unidades de processamento de petróleo e gás no Catar, na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos, intensificando a tensão no Golfo Pérsico e pressionando o preço internacional do petróleo.
Fonte: Agência Brasil
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.









