Levantamentos Quaest e Datafolha apontam cenário favorável a definição antecipada do governo estadual. Há candidaturas com vantagem confortável e embates polarizados entre dois nomes, reduzindo espaço para outros.
Sergipe está entre os 14 estados em que as eleições para governador podem ser decididas já no primeiro turno, segundo as pesquisas mais recentes de Quaest e Datafolha. O quadro reúne tanto candidaturas com vantagem confortável quanto disputas polarizadas entre dois nomes, um cenário que reduz o espaço dos demais concorrentes.
Nordeste: disputas concentradas e apertadas
O Nordeste concentra o maior número de disputas ainda em aberto, com estados em que dois candidatos concentram a maior parte das intenções de voto e diferenças pequenas entre eles. Em outros casos, há candidaturas com ampla vantagem numérica que indicam chance real de definição no domingo.
Estados com disputa apertada
- Bahia: ACM Neto 42% e Jerônimo Rodrigues 40% (Quaest). A diferença está dentro da margem de erro.
- Ceará: Ciro Gomes 44% e Elmano de Freitas 43% (Datafolha), em empate técnico.
- Pernambuco: João Campos 42% e Raquel Lyra 42% (Quaest divulgada nesta terça-feira (29)); em eventual segundo turno, ambos aparecem com 44%.
- Alagoas: JHC e Renan Filho concentram a maior parte das intenções de voto (dados de intenção de voto apontam disputa equilibrada).
Estados com vantagem clara no Nordeste
- Piauí: Rafael Fonteles 55% e Joel Rodrigues 25% (Datafolha), cenário mais confortável para definição em primeiro turno.
- Maranhão, Paraíba e Sergipe: aparecem entre os estados com possibilidade de definição no primeiro turno, segundo as pesquisas.
- Rio Grande do Norte: fragmentação maior: Allyson Bezerra 39%, Cadu de Lula 21% e Álvaro Dias 18%, o que aumenta a chance de segundo turno.
Fora do Nordeste: lideranças que podem garantir o primeiro turno
- São Paulo: Tarcísio de Freitas 44% e Fernando Haddad 24% (Quaest). Tarcísio aparece numericamente acima da soma dos adversários, indicando possibilidade de definição no primeiro turno.
- Santa Catarina: Jorginho Mello 54% (Quaest).
- Mato Grosso do Sul: Eduardo Riedel 51% (Quaest).
- Roraima: Arthur Henrique lidera numericamente.
- Amapá: Dr. Furlan aparece na frente.
Grandes colégios eleitorais e cenários que apontam para segundo turno
Em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, as pesquisas ainda indicam maior probabilidade de segunda votação. Em Minas, Cleitinho Azevedo lidera a Quaest com 37%, seguido por Patrus Ananias com 18%, Alexandre Kalil 9%, Mateus Simões 6% e Flávio Roscoe 5%. O Datafolha mostra Cleitinho com 40%, mas a soma dos demais candidatos e o contingente de indecisos mantêm aberta a possibilidade de segundo turno.
No Rio de Janeiro, Eduardo Paes mantém a liderança, enquanto Douglas Ruas cresce: Quaest registra Paes 34%, Ruas 25% e Anthony Garotinho 9%, com 14% de indecisos. A redução da distância entre os dois principais candidatos reforça a importância dos últimos dias de campanha.
Outros estados ainda indefinidos
- Paraná: Sergio Moro 36%, com Sandro Alex e Requião Filho empatados em 20%, disputa aberta pela segunda vaga.
- Rio Grande do Sul e Distrito Federal: pesquisas não apontam desfecho claro no primeiro turno; no DF, Celina Leão lidera, mas a disputa é afetada por casos locais e crescimento de adversários.
Reeleições e chefias que assumiram cargos recentemente
Este ciclo eleitoral tem a particularidade de 11 governadores que assumiram após renúncias ou cassações dos titulares, e dez desses disputam a reeleição. Seis aparecem liderando as pesquisas. Entre os que estão atrás nas intenções de voto estão Mateus Simões (Minas Gerais), Roberto Cidade (Amazonas), Hana Ghassan (Pará) e Soldado Sampaio (Roraima).
- Na frente: Lucas Ribeiro (Paraíba), Celina Leão (Distrito Federal), Mailza Assis (Acre) e Daniel Vilela (Goiás).
- Com liderança numérica, mas dentro da margem de erro: Otaviano Pivetta (Mato Grosso) e Ricardo Ferraço (Espírito Santo).
A rodada mais recente desenha um país dividido: estados com lideranças consolidadas e outros em que poucos pontos separam os candidatos. O Nordeste concentra as disputas mais apertadas, enquanto São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Piauí estão entre os casos em que as pesquisas mais claramente indicam possibilidade de definição já no domingo.
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.








