Saúde


Covid-19: Sergipe é o estado do Nordeste que mais implantou ações de combate ao vírus, diz estudo


Publicado 18 de maio de 2020 às 11:27     Por Roberta Cesar     Foto Divulgação / Polícia Militar

Um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado, nesta segunda-feira (18), revelou que Sergipe foi o estado do Nordeste, que mais adotou medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (covid-19) desde o início da pandemia. Segundo os dados, foram implantadas ao todo 24 ações, no período analisado, 17 medidas consideradas “gerais” e 7 voltadas diretamente à saúde.

O levantamento apresenta uma avaliação das ações adotadas por governadores e pelo Governo Federal a partir do primeiro caso registrado da doença no Brasil. O ranking dos estados do Nordeste que mais implantaram medidas ficou assim: Sergipe (24), Ceará (19), Bahia (18), Paraíba (17), Alagoas (14), Rio Grande do Norte (13), Pernambuco (13), Maranhão (12) e Piauí (4).

O relatório fez uma divisão das medidas adotadas em dois eixos: “gerais” (redução do avanço da doença e redução de contágio), e “saúde”, também voltadas para (contenção nos ambientes sanitário-hospitalar e de reforço assistencial).

Nas medidas “gerais”, Sergipe aparece à frente de outros estados do país: Sergipe (17), Paraná (17), Santa Catarina (15), Rio de Janeiro (15), Rio Grande do Sul (15). Já em relação às ações de distanciamento social o estado aparece ao lado de Santa Catarina como os que mais adotaram medidas dessa categoria, ao todo oito medidas.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso