Economia
Quem tem poder econômico não paga imposto, diz Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que pessoas que têm poder político e econômico não pagam impostos no Brasil. A declaração foi feita durante reunião da comissão mista, nesta quarta-feira (5).
Segundo o jornal Folha de São Paulo, o ministro explicou que grupos com poder econômico conseguem criar estratégias para recolher menos impostos, por meio de desonerações previstas na lei ou simplesmente por contestações às cobranças.
“Temos um regime tão ruim que tem [mais de] R$ 300 bilhões em desoneração [ao ano]. Ou seja, quem tem poder político consegue desoneração”, disse. “E [há] outros R$ 3,5 trilhões de contencioso. Quem tem poder econômico simplesmente não paga e entra na Justiça”, afirmou.
Para o ministro, essa situação deve ser corrigida. “É um sistema perverso, regressivo, ineficiente, é literalmente um manicômio tributário”, disse o Guedes.
De acordo com a reportagem, a primeira parte da proposta da equipe econômica do governo Bolsonaro, já enviado ao Congresso, que pretende unir PIS e Cofins na nova Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), elimina diferentes regimes especiais de desoneração. No entanto, grupos privados querem que continuem e por isso o governo passou a estudar alternativas para manter certos benefícios, como no setor de óleo e gás.
Leia mais:
Equipe econômica aperta cerco a tributação via apps e marketplaces
Leia os termos de uso