Política


São Cristóvão: Prefeito, vice, ex-gestor e outros nomes disputam comando do Executivo Municipal


Publicado 11 de agosto de 2020 às 09:43     Por Eduardo Costa     Foto Reprodução/Google Street View

Ao menos cinco pré-candidatos pretendem disputar a prefeitura de São Cristóvão, na Grande Aracaju. O prefeito Marcos Santana (MDB), eleito para o primeiro mandato nas eleições em 2016, volta ao pleito e busca a reeleição contra várias alas da oposição.

A reportagem do AjuNews buscou os prováveis candidatos ao pleito eleitoral: juntamente com o atual gestor, disputam o maior posto do Executivo Municipal o atual vice-prefeito Adilson Júnior (PSD), que rompeu com o prefeito; o ex-prefeito da cidade Armando Batalha (PP); o novato Coronel Rocha (Cidadania); e a ex-vereadora Gedalva Umbaubá (PSC).

No caso de Armando Batalha, inicialmente se pensava que a candidatura seria do seu filho, Neto Batalha. Porém, este agora disputa uma vaga na Câmara Municipal, enquanto Armando tentará voltar ao posto de chefe do Executivo.

 

Abaixo, breve perfil dos pré-candidatos:

Adilson Júnior (PSD): eleito como vice-prefeito na chapa com Marcos Santana em 2016, rompeu com o atual gestor. Já foi secretário de Estado do Turismo e Esporte, e secretário de Governo no município de Nossa Senhora do Socorro. Tem como pré-candidato a vice-prefeito Betão do Povo. Além disso, conta com apoios dos deputados federais Fábio Mitidieri (PSD) e Fábio Henrique (PDT), o ex-deputado federal Adelson Barreto, os deputados estaduais Jeferson Andrade (PSD) e Maísa Mitidieri (PSD). Tem alianças com PDT, Republicanos e PMB.

Armando Batalha (PP): velho conhecido em São Cristóvão, Batalha foi prefeito da cidade por dois mandatos, elegendo-se em 1996 e reelegendo-se em 2000. Antes disso, em 1992, havia sido eleito vereador e chegou a ser presidente da Câmara Municipal de São Cristóvão. Em 2006 e 2010, foi eleito e reeleito deputado estadual em Sergipe. Para a candidatura de 2020, Armando tem dialogando com o deputado federal Laércio Oliveira (PP) e com o Podemos, por meio do deputado estadual Zezinho Sobral. Também tem apoio do deputado estadual Capitão Samuel (PSC).

Coronel Rocha (Cidadania): Coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar do Estado de Sergipe. Trabalhou em diversas unidades, comandou os batalhões de Estância e Nossa Senhora do Socorro, e foi chefe de inteligência da PM até se aposentar em 2018. Foi também secretário de Estado adjunto de Justiça e Cidadania no primeiro governo de Marcelo Déda, em 2007. Em 2018, foi candidato a deputado federal. Na atual candidatura, é apoiado pelo senador Alessandro, e pelos deputados estaduais Kitty Lima, Georgeo Passos e Dr. Samuel Carvalho.

Gedalva Umbaubá (PSC): pedagoga, já atuou como diretora de apoio logístico da Secretaria de Educação de São Cristóvão em 2005. Também foi diretora da Unidade de Saúde Maria José Figueiroa, e vereadora de 2013 a 2016. Neste último ano, foi candidata a prefeita de São Cristóvão. Para a atual candidatura, já declararam apoio os ex-deputados federais André Moura (PSC) e José Carlos Machado (DEM), o deputado federal Bosco Costa (PL) e a senadora Maria do Carmo (DEM). Ainda dialoga com o PSDB municipal, o ex-vereador e pré-candidato Carlos Vilão, o ex-senador Eduardo Amorim, o PMN estadual, e o pré-candidato Coronel Rocha.

Marcos Santana (MDB): formado em administração pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese) e possui especialização em Gestão Urbana e Planejamento Municipal pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Foi diretor de Gestão Ambiental na Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), secretário adjunto de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, e diretor administrativo e financeiro da Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese). Também é presidente licenciado da Associação dos Municípios de Sergipe (Amuse). Para a campanha da reeleição, conta com o apoio do PT, PV e PSL, além da família de Lauro Rocha, ex-prefeito de São Cristóvão.

Leia mais:
Câmara de São Cristóvão aprova criação de linhas de ônibus para dois loteamentos
Detento de presídio em São Cristóvão testa positivo para covid-19
Justiça determina entrega de medicamentos e tratamento médico à duas mulheres em São Cristóvão



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso